Quase Moro

Juíza considerada 'Moro de MT' é protegida por 9 seguranças

Selma afirma que é normal as pessoas manifestarem apoio ao trabalho dela.

A juíza Selma Rosane Santos Arruda, de 54 anos, sente na pele a repercussão de suas decisões judiciais. Responsável pelas prisões de políticos, entre eles o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), e de empresários, a magistrada passou a ser comparada ao juiz federal Sérgio Moro e tem sido aplaudida nas ruas. Alvo de ameaças, Selma é escolta por nove policiais, que se revezam para protegê-la 24 horas por dia.
Preso em 2015 na Operação Sodoma, Silval Barbosa é apontado pelo Ministério Público de MT como chefe de um esquema que cobrava propina de empresas em troca de incentivos fiscais.

Selma se diz fã de Moro e avalia que é uma honra ser comparada ao juiz que conduz as investigações da Operação Lava Jato. “Ele [Moro] faz algo muito maior do que faço aqui. Ele é meu ídolo, meu ícone.”

Natural de Canoas (RS), e em MT desde 1986, a juíza é responsável pelos processos da Vara de Combate ao Crime Organizado em Cuiabá. Ela também conduz ações contra o ex-deputado estadual José Riva, político brasileiro que responde a mais de 100 processos na Justiça, o qual ela já classificou de “ícone da corrupção e da impunidade” em suas decisões.

As ações contra o político, que estão nas mãos da juíza, investigam desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no período em que era presidente e primeiro-secretário do órgão.

Em seu gabinete na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, onde passa 10 horas por dia, de segunda a sexta, a juíza conversou com a reportagem do G1 e contou os desafios inerentes ao cargo que ocupa. A parte do reconhecimento é uma das melhores, segundo ela, apesar de não passar mais despercebida aonde quer que vá.

A juíza já foi reconhecida e aplaudida na fila do supermercado e também durante uma viagem de fim de semana a Chapada dos Guimarães, cidade turística localizada a 65 km de Cuiabá. “Isso mostra que estou cumprindo meu papel e que as pessoas estão acordando para a necessidade de mudança”, afirmou.

Selma afirma que é normal as pessoas manifestarem apoio ao trabalho dela. “Já aconteceu de estar em uma loja e as pessoas me abordarem dizendo que me apoiam e que estão orando por mim”, lembrou.

Raio-X: Selma Rosane Santos Arruda

– Juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá
– Nascida em Canoas (RS), tem 54 anos
– Casada, 3 filhos e uma neta. A filha caçula morreu de câncer há 3 anos.
– Gosta de ler, ouvir música, cozinhar e dançar
– Entre os casos de destaque, conduz ações contra o ex-governador do MT Silval Barbosa e empresários envolvidos em esquema de corrupção e contra o ex-deputado estadual José Riva.
Críticas

Apesar da comparação, Selma tem personalidade um pouco diferente de Moro. Enquanto o juiz do Paraná evita aparições públicas e não se manifesta na internet, Selma gosta da proximidade com a população, de sair para dançar e, até pouco tempo, era ativa nas redes sociais. Mas a popularidade a obrigou a ficar mais reclusa.

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO