mérito

João Pessoa passa a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

Ação foi possível por meio de cooperação entre o Sebrae PB e a Prefeitura de JP

A arte popular e o artesanato levaram a cidade de João Pessoa a integrar, a partir desta terça-feira (31), a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). A rede, que conta com apenas 116 cidades de 54 países, possibilita uma maior visibilidade, credibilidade e mercado para aqueles artesãos que, através da arte, garantem seu sustento de vida.

Apenas João Pessoa, com o artesanato, e outras duas cidades brasileiras, Brasília, através do Design, e Paraty, pela sua gastronomia, foram escolhidas para se integrarem à Rede. Para tornar possível este reconhecimento, foi encaminhado um dossiê elaborado pelo Sebrae Paraíba com a Prefeitura Municipal de João Pessoa à Unesco, que contava com documentos como uma carta da Associação de Artesãs Sereias da Penha, uma carta do Sebrae enquanto instituição não governamental chancelando o dossiê, uma carta do Itamaraty e, também, uma carta assinada pelo prefeito Luciano Cartaxo dando anuência e se comprometendo a apoiar pelos próximos anos as atividades da área.

“A partir desse resultado, nós nos comprometemos ainda mais perante a Unesco para atuar no desenvolvimento dessa área. É uma chance também de fazermos o intercâmbio com outras cidades e replicarmos experiências positivas. É uma oportunidade única de trocarmos ideias com cidades do mundo inteiro e, assim, incrementarmos o artesanato da Paraíba, que, por si só, já tem ganhado bastante destaque, com o apoio do Sebrae”, afirmou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Dentre as ações previstas para o próximo ano estão a criação de um Laboratório de Inovação e Design para o artesanato e a realização de uma Feira Internacional de Artesanato com a participação de artesãos e artistas convidados de outras cidades da Rede. Além das três cidades brasileiras, outras 60 de todo o mundo, escolhidas pela Unesco, serão apresentadas no encontro anual das cidades criativas, que acontece em julho do próximo ano na Cracóvia (Polônia).

Fonte: Sebrae
Créditos: Sebrae