Abastecimento de água

João Azevêdo prevê normalização em até 72h no abastecimento d’água em Campina Grande

O Governo do Estado deve normalizar o abastecimento d’água em Capina Grande e região nas próximas 72 horas. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, nesta sexta-feira (22), durante entrevista coletiva à imprensa, na Rainha da Borborema.

O Governo do Estado deve normalizar o abastecimento d’água em Capina Grande e região nas próximas 72 horas. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo, nesta sexta-feira (22), durante entrevista coletiva à imprensa, na Rainha da Borborema.

João Azevêdo também destacou o esforço da gestão para recuperar, em sete dias, o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gravatá, que teve seu funcionamento suspenso por completo desde a noite da última sexta-feira (15), por causa de uma pane elétrica que avariou equipamentos, quadros de comando e todo o sistema elétrico do local.

O governador explicou, ainda, quais as primeiras medidas adotadas pelo Governo desde que tomou conhecimento do problema. “Identificamos uma subestação de porte parecido em Pernambuco e conseguimos, junto ao governador Paulo Câmara, dois transformadores, a estação elevatória e todos os equipamentos que pudessem ser deslocados para Campina Grande. Essa foi a primeira grande decisão que possibilitou que em sete dias nós reconstruíssemos uma subestação do tamanho de Gravatá. É importante destacar o enorme esforço da Cagepa, considerando que para adquirir novos transformadores e instalar uma nova subestação, a fábrica dá um prazo de 70 dias para entregar os equipamentos e seria impossível esperar esse tempo para fazer a recuperação do sistema”, esclareceu.

A partir das 17h desta sexta-feira, estava previsto o início da energização do sistema e, em aproximadamente 20 horas, o bombeamento de toda a rede de Campina Grande passará a operar.

“Esse é um esforço muito grande, mais de 50 pessoas estão trabalhando incansavelmente desde que o fato foi detectado. Isso demonstra uma responsabilidade da Cagepa, do Corpo de Bombeiros, que trouxe todos os equipamentos e carros-pipa para garantir o atendimento de hospitais; além da determinação para contratação de carros-pipa para a distribuição de água”, ressaltou.

Investigação –  Durante a coletiva, o governador João Azevêdo anunciou a contratação de uma consultoria externa para auxiliar os trabalhos da Cagepa, das Polícias Civil e Militar na elaboração de um relatório para investigar as motivações do acidente que destruiu quatro transformadores e quadros de comando da Estação de Gravatá. “Instauramos um processo de investigação para identificar o que realmente aconteceu na subestação. Esse é um caso único no Brasil; em nenhum local uma subestação como aquela, com a proteção que tem, registrou um acidente como esse. Nos cabe apurar, com muita responsabilidade, o que realmente aconteceu lá”, acrescentou.

Carros-pipa – Na última quarta-feira (20), o governador João Azevêdo autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente.

O desabastecimento em Campina Grande, Lagoa Seca, Alagoa Nova, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Barra de Santana, Caturité e Queimadas teria sido causado por um curto-circuito que impediu por completo o funcionamento Estação de Tratamento de Gravatá, provocando um prejuízo inicial de R$ 4 milhões.

A vice-governadora Lígia Feliciano; o senador Veneziano Vital do Rêgo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; prefeito; vereadores e auxiliares da gestão acompanharam o governador na coletiva de imprensa realizada na Gerência Regional da Borborema.

Fonte: Click PB
Créditos: Click PB