eleições 2018

João Azevedo intensificará diálogo com partidos para fechar apoios

O pré-candidato do PSB ao governo da Paraíba, João Azevedo, anunciou que a partir da próxima semana deflagrará o diálogo com dirigentes e líderes de outros partidos para definições de nomes que vão compor a sua chapa e, ao mesmo tempo, “amarrar” apoios à sua postulação. Até agora, está definida uma candidatura a senador na chapa – a do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, que migrou do MDB para o agrupamento socialista. Além de Veneziano, Azevedo leva em consideração pretensões do PTB, Democratas e Partido dos Trabalhadores para integrar a chapa.

– Estou confiante na formação de uma chapa forte e representativa para o grupo. Hoje contamos com 16 partidos e pretendemos chegar a 20 legendas até o mês de junho. Daí a complexidade da montagem da chapa, em função da necessidade de abrir espaço para que todos se sintam auscultados – ressaltou João Azevedo, observando que dá prioridade, em termos de conversas, a legendas que possuem afinidades ou convergências com o projeto encabeçado pelo PSB. Mas deixou claro que não exclui do rol de conversações as agremiações que, porventura, possuam divergências com o bloco governista.

O presidente estadual do PSB, Edivaldo Rosas, opinou que não acredita no surgimento de problemas para a escolha dos nomes. “É muito cedo ainda e os partidos têm que entender que o PSB, por ser o partido-mãe, tem o direito de indicar. Então, no momento apropriado, vamos reunir a coligação, mostrar o que está sendo avaliado e saber quais propostas existem para a formação da chapa”, acrescentou Rosas. De acordo com ele, a legenda pretende criar um

Conselho Político formado pelos aliados para que eles possam chegar a um consenso em torno dos nomes que comporão a chapa majoritária. O PSB também está investindo, disse Edivaldo, em prefeitos aliados a fim de assegurar adesões ao projeto que se propõe a eleger Azevedo como sucessor do governador Ricardo Coutinho. Acredita Rosas que o Conselho Político será um ambiente propício para o debate de resultados e o entendimento acerca de nomes.

O Partido Trabalhista Brasileiro reafirmou seu desejo de estar presente na chapa majoritária. O deputado federal Wilson Filho salientou que a escolha do nome do PTB será feita de forma natural, lembrando que a sigla é a maior aliada do PSB, pela quantidade de prefeitos, vereadores e filiados. “Nós não reivindicamos, mas tratamos como algo natural a participação na majoritária, por constituirmos o maior partidoda base”, arrematou. Já oDemocratas oferece o nome do ex-senador Efraim Morais para compor a chapa de Azevedo. Presidente do diretório regional do DEM, Efraim desincompatibilizou-se, inclusive, de uma secretaria que exercia na gestão de Ricardo Coutinho, disponibilizando-se para integrar o rol dos candidatos. O ex-senador avalia que, em paralelo, deve ser intensificado o trabalho para manter a unidade do bloco e avisa que não tem interesse em concorrer a mandatos proporcionais. Enfim, asseverou: “Não vamos impor, mas vamos trabalhar para ter espaço na majoritária”.

Fonte: Os Gudes
Créditos: Os Guedes