GIULIANO GOMES / ESTADÃO CONTEÚDO

Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava-Jato, o agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, o “Japonês da Federal”, se aposentou. A portaria com a concessão do benefício foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é datada de 22 de fevereiro. Segundo a PF, ele já deixou o cargo.

O empresário Marcelo Odebrecht, o ex-deputado Pedro Corrêa, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entre outros alvos da Lava-Jato que foram presas na investigação que apura desvios na Petrobrás, estão entre aqueles que foram escoltados pelo “Japonês da Federal” ao cárcere da PF em Curitiba — origem e base da grande investigação.

Com a imagem muitas vezes atrelada às ações da Lava-Jato, Ishii chegou a inspirar marchinhas e máscaras no carnaval de 2016.

“Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o Japonês da Federal”, diz a música.

O agente da PF também tinha suas pendências judiciais. Em 2009, foi condenado por corrupção e descaminho por supostamente facilitar entrada de produtos contrabandeados do Paraguai. O Superior Tribunal de Justiça chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso de Ishii.