aposentado da PF

'Japonês da Federal' assume presidência do PEN no Paraná

Ex-colegas de Newton Ishii na Polícia Federal teriam se incomodado com a escolha pelo partido

Depois de anunciar aposentadoria em fevereiro, Newton Ishii, o “Japonês da Federal”, entrou para a política. Famoso pelas aparições ao lado dos presos mais notáveis da Operação Lava-Jato, o ex-agente não só se filiou ao Partido Ecológico Nacional (PEN) como vai presidir o partido no Paraná. A informação é da Coluna do Estadão.

Ex-colegas de Ishii na Polícia Federal teriam se incomodado com a escolha da sigla. Foi o PEN que ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a prisão após condenação em 2ª instância, manobra considerada um golpe na Lava-Jato.

Com a imagem muitas vezes atrelada às ações da Lava-Jato, Ishii chegou a inspirar marchinhas e máscaras no Carnaval de 2016. “Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o Japonês da Federal”, diz a música.

Antes de confirmar a aposentadoria, o “Japonês da Federal” já encerrava sua carreira. Passou a usar tornozeleira eletrônica, foi restringido a serviços burocráticos e já não era mais visto ao lado de alvos da Lava-Jato.

Em 2009, ele foi condenado por corrupção e descaminho por supostamente facilitar entrada de produtos contrabandeados do Paraguai. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso de Ishii, e, em junho de 2016, ele chegou a ser preso pelo caso em Curitiba.

Fonte: Estadão
Créditos: GIULIANO GOMES