opinião

“HISTÓRIA DO TRIPLEX É MAL CONTADA”, dispara Paulo Coelho

O escritor já se negou várias vezes a falar de política

O escritor Paulo Coelho dá uma entrevista hoje ao jornalista Maurício Meireles (da Folha de S. Paulo) sobre seu novo livro “Hippie”. Diante da insistência do jornalista, o escritor se nega várias vezes a falar de política, mas acaba dizendo que “a história do triplex é mal contada”. Coelho também critica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter se apresentado à Polícia Federal: “o Lula vai se entregar? Porra, o cara é um babaca”.

Coelho faz uma inflexão em suas recentes declarações em apoio à democracia. Ele manifesta mágoa com Lula e o PT por não prestigiá-lo em momentos importantes da sua carreira. Junta-se, assim, a Helio Bicudo, Marta Suplicy, Cristovam Buarque e alguns outros ex-encantados com Lula, que deixaram claros os ressentimentos de ordem pessoal – e não política.

A afirmação do escritor que demarca claramente esse sentimento é “Houve uma vez em que Lula visitou o morro do Pavão-Pavãozinho e não foi ao projeto social que você tem lá. Como você se sentiu? Eu nunca fui prestigiado pelo PT. Um belo dia [em 2006] eu fui convidado para visitar a rainha[Elizabeth 2ª]. Lula era presidente. Vinha no convite o traje: gravata branca [nível mais formal do traje masculino de gala]. Aí vi uma matéria dizendo que a delegação brasileira ia de terno e gravata. Pensei: “Estou livre! Não vou ter que ir de white tie!” Aí me responde o Palácio [de Buckingham]: “Você não é convidado do seu governo, não te colocaram na lista, você é convidado da rainha. Tem que vir de white tie, sim.”

Fonte: Brasil 247
Créditos: Brasil 247