Governo assegura águas da Transposição a Monteiro em abril de 2017

Até abril de 2017 as águas resultantes do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) às Bacias do Nordeste Setentrional, estarão chegando ao Rio Paraíba, por meio do Eixo Leste, no município de Monteiro, no Cariri paraibano. A informação foi transmitida ao presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Álvaro Barros, pela Chefe de Gabinete do Ministério da Integração Nacional, Alexandra Fontes.

O comunicado do Ministério da Integração Nacional foi uma resposta a ofício entregue ao presidente interino Michel Temer, pelo presidente da Associação Comercial de Campina Grande, durante audiência especial, no mês de junho, em Brasília. Da audiência participaram dirigentes da Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

No documento, Álvaro Barros relatou a crise hídrica porque passam Campina Grande e mais 18 cidades e pediu agilidade no projeto de transposição do São Francisco. Em nota técnica enviada ao presidente da Associação Comercial da “Rainha da Borborema”, o Ministério da Integração Nacional assegurou que Campina será atendida pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco, a partir do Açude Poções no município de Monteiro.

Do Açude Poções a água segue para o Rio Paraíba chegando posteriormente ao Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades do Compartimento da Borborema. A mesma nota adianta que, as obras do Eixo Leste da Transposição em território paraibano já estão 86,5% concluídos.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco, com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. É um empreendimento com extensão de 477 km, distribuídos entre os eixos de transferência de água Norte e Leste

Entretanto, a preocupação do presidente da Associação Comercial de Campina Grande, reside na necessidade de obras de saneamento básico das cidades que ficam entre Monteiro e Boqueirão. Essas cidades,. Segundo ele, despejam esgotos no leito do Rio Paraíba. Álvaro teme que as obras de saneamento possam ser demoradas, retardando, consequentemente, a chegada das águas da transposição ao Açude de Boqueirão.

Fonte: A União
Créditos: Chico José