Gira Mundo

Gira Mundo Espanha: Ricardo participa da solenidade com selecionados

A solenidade de pré-embarque dos alunos do programa Gira Mundo Espanha será realizada nesta segunda-feira (25), às 9h, no Palácio da Redenção, e contará com as presenças do governador Ricardo Coutinho e do embaixador da Espanha, Fernando Villalonga

A solenidade de pré-embarque dos alunos do programa Gira Mundo Espanha será realizada nesta segunda-feira (25), às 9h, no Palácio da Redenção, e contará com as presenças do governador Ricardo Coutinho e do embaixador da Espanha, Fernando Villalonga. Durante a solenidade, serão entregues 25 vistos consulares para os alunos da Rede Estadual selecionados no programa. O intercâmbio estreita os laços entre a Espanha e a Paraíba, beneficiando alunos da Rede Estadual de Ensino. O programa Gira Mundo Espanha tem um investimento de R$ 3.549.975,00.

Na tarde desta sexta-feira (22), o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, recebeu o cônsul geral da Espanha, Gonzalo Fournier, em seu gabinete, para finalizar os preparativos do pré-embarque dos alunos do programa Gira Mundo Espanha.

Gonzalo Fournier parabenizou a Paraíba pelo trabalho desenvolvido com o programa Gira Mundo e ressaltou a sua importância para os alunos da Rede Estadual de Ensino. “O programa Gira Mundo é um exemplo para o Brasil e para a América Latina, porque permite ampliar o horizonte para os jovens e o Governo da Espanha fará todo o possível para ajudar e ampliar esse programa. Espero que os estudantes da Paraíba saibam a sorte que têm com essa grande oportunidade”, destacou o cônsul.

O programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. Ao regressarem ao Brasil, esses alunos serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da Educação no Estado da Paraíba.

Foram oferecidas 25 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio mediante resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foram aplicadas uma Prova de Proficiência elaborada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e de uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada GRE. Todos os alunos que participaram da prova receberam certificados e não só os alunos selecionados para o intercâmbio.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também receberão seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

 

Fonte: Paraíba Já