apelo

FUTEBOL: Senhor Interventor, é preciso regras novas e “sangue novo” na Federação Paraibana de Futebol, caso contrário, nada mudará! - Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Já não basta a corrupção e safadeza que estamos observando e vivenciando na política partidária brasileira, onde ninguém confia mais em político algum? Pois bem, aqui na Paraíba, também existem imensos problemas de gestão no comando do futebol paraibano. Aliás, já faz algum tempo que os clubes amadores, profissionais e principalmente, o torcedor paraibano, vem sofrendo em virtude dos desmandos, apadriamentos e caos instalados nas gestões da FPF. A situação é gravíssima e sem perspectivas de melhora.

Este ano, surgiu um escândalo apurado na chamada Operação Cartola, onde 85 pessoas foram alvos das investigações, entre elas o presidente da FPF, dirigentes e árbitros, porém, o Ministério Público da Paraíba, denunciou à 4ª Vara Criminal de João Pessoa, apenas 17 pessoas, acusados de integrarem um esquema de manipulação de resultados no futebol paraibano. Os denunciados são acusados de praticarem vários crimes para manipular resultados de jogos, beneficiando, com isso, dirigentes de times, funcionários da Federação Paraibana de Futebol (FPF), da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol e do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF).

Pode isso? E nós torcedores e desportistas, que ainda vamos aos estádios, de boa fé, com a nossa família e amigos, para torcer pelos nossos times, como ficamos perante essa triste realidade? Isso é uma afronta e total falta de respeito para com o torcedor e amante do futebol, um verdadeiro escárnio para o futebol e o povo paraibano. Quanta safadeza e corrupção! Até quando o nosso futebol vai continuar convivendo com esta triste realidade, que nos envegonha interna e externamente?

Em maio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), determinou o afastamento temporário do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, e nomeou o interventor Flávio Boson Gambogi, que realizou amplo trabalho nas hostes da Federação Paraibana de Futebol, verificando as finanças e demais atos de gestão, findando com a publicação de 09 normas conectadas com a implantação de um sistema de compliance, bem como regulamentando a Comissão Estadual de Arbitragem e criando a Escola Paraibana de Árbitro de Futebol.

Ato seguinte, Amadeu Rodrigues, voltou ao comando da FPF. Dias depois, saiu novamente, desta vez por determinação judicial. E com isso, o vice-presidente, Nosman Barreiro, assumiu o comando da FPF, porém, também durou pouco no cargo, pois, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em virtude de vários problemas e denúncias, resolveu também afastá-lo do cargo por 60 dias e com isso, a CBF, nomeou um 2º interventor para a FPF.

Meu Deus, quanta confusão e desmandos em nosso futebol. O torcedor, os clubes, os jogadores e o povo paraibano não merecem isso! É preciso punir severamente todas as pessoas que levaram e contribuiram para o caos no futebol da Paraíba. O novo interventor da FPF, é o Sr. João Bosco Luz, auditor e integrante do Pleno do STJD. Soube que se trata de um cidadão de bem, honesto e muito capacitado, por isso, espero e desejo que ele faça alguma coisa BOA e POSITIVA em favor do nosso futebol, bem como da FPF.

Vejam só: Denúncias e mais denúncias, processos judiciais, Operação Cartola, presidente e vice afastados, dois interventores, fala-se de falsificação de documentos e assinaturas para todos os lados e gostos, pedido de anulação do campeonato paraibano, etc, etc, etc… E pasmem, uma eleição marcada para o próximo dia 01 de setembro, com as velhas regras, vícios e jogo de cartas marcadas. Pode isso? Não, não pode mais continuar dessa forma. Pra que eleição agora de maneira tão rápida?

Já que a FPF, está com um novo interventor na pessoa do Sr. João Bosco, cidadão isento e de reputação ilibada, é preciso que ele tenha mais tempo para tentar colocar a casa em ordem, afastando todo o jôio que cerca e contamina a Federação e possa fazer as verdadeiras reformas e mudanças que o futebol da Paraíba tanto necessita. A eleição, não pode ser agora, movida pela velha regra estatutária e bastante viciada. É preciso novas regras, mudança estatutária e eleições limpas.

É preciso saber claramente, quem tem direito a voto e quantos clubes estarão aptos a votar? E o mais importante: Quem poderá ser candidato e apresentar suas respectivas chapas? Será possível que vai continuar a prevalever aquela velha prática indecente e imoral, de tantas assinaturas de clubes, para que alguém possa ser candidato?

Espero que o novo interventor, o Sr. João Bosco, cancele a eleição marcada para o próximo dia 1 de setembro, chame o feito à ordem, democratize a eleição com regras claras e sem barreiras, para que novas pessoas possam ter chance de disputar o pleito e tentar tirar o futebol paraibano da miséria e safadeza que está. Com isso, que a eleição seja adiada para dezembro, que o interventor permaneça até lá para poder dar tempo a realizar as mudanças estatutárias necessárias e urgentes.

Senhor Interventor, fazer eleição agora com as velhas práticas e regras viciadas é no mínimo imoral e comprometedor, pois, assim sendo, só beneficia e privilegia os atuais dirigentes e a safadeza duradoura instalada no nosso futebol. Tenha a devida coragem de mudar esta realidade, com novas regras, limpas e claras, para que novas pessoas (“sangue novo”), possam ter a oportunidade de disputarem o pleito, com isso, novos caminhos se abrirão para o sofrido e querido futebol paraibano. Se assim não for, NADA mudará em nosso futebol, absolutamente NADA! Pois, a causa de tudo isso, de toda esta bandalheira que está acontecendo na FPF, além de outros problemas, está na maneira de eleger os dirigentes que sempre foi viciada e de cartas marcadas.

VIVA O FUTEBOL PARAIBANO!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba