operação conexão brasília

FRAUDES EM LICITAÇÕES: Dois ex-secretários de Saúde são presos suspeitos de desvios

Rafael Barbosa e Elias Miziara chefiaram a pasta durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT)

Os ex-secretários de Saúde do Distrito Federal Rafael Barbosa e Elias Miziara foram presos nesta quinta-feira (29) durante uma operação contra fraudes na pasta. Os dois chefiaram a secretaria durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT).

Ao chegar à Polícia Civil, Miziara afirmou que não sabia do que a operação se tratava. O advogado dele, Joelson Dias, disse que só vai pronunciar quando tiver acesso ao processo. A defesa negou qualquer irregularidade.
Barbosa não quis conversar com a reportagem na chegada à polícia.

Ao todo, são 12 mandados de prisão preventiva, de tempo indeterminado. Também são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O grupo é investigado por peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e organização criminosa.

Segundo as investigações do Ministério Público do DF, um grupo de empresas que fraudou licitações no Rio de Janeiro durante a gestão do ex-governador fluminense Sérgio Cabral (MDB) replicou o esquema no DF.

Como funcionava

O inquérito aponta que a Secretaria de Saúde do DF aderiu a uma ata de registros de preços da secretaria do Rio de Janeiro para que uma empresa fornecesse órteses e próteses para o DF.

Mas segundo os investigadores, essa empresa fazia parte de um cartel de empresas fornecedoras de material hospitalar. Com isso, todos os preços eram combinados antes, e o pagamento de propina fazia parte de um esquema orquestrado pelo ex-governador Sérgio Cabral.

A operação tem nome “Conexão Brasília” por ter paralelo com as apurações da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A ação é da força-tarefa de Combate à Corrupção na Saúde, chefiada pelo promotor Luís Henrique Ishihara, com o trabalho de mais quatro promotores.

A ação desta quinta ocorreu em parceria com a Polícia Civil do DF, que atuou com 105 agentes, 48 delegados, 10 peritos e 15 escrivães.

Fonte: G1
Créditos: G1