Focco prorroga inscrições para Mostra PB Transparente até esta terça-feira

Evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro Cultural Ariano Suassuna

mostra foccoAs inscrições para a “I Mostra Paraíba Transparente 2015”, cujo objetivo é aprimorar a transparência pública nos municípios paraibanos, foram prorrogadas até a próxima terça-feira (25), pelo site do Focco. O evento é promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco/PB e vai acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado. À Mostra será importante para a apresentação de boas práticas e experiências em transparência pública, segundo observou o coordenador do FoccoPB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, vice-presidente do TCE.

O conselheiro enfatizou a preocupação do Fórum em evidenciar boas práticas e problemas enfrentados pelos municípios, conhecendo a realidade da administração municipal na abertura em busca da transparência pública, assim como possibilitar a troca de experiências pelos municípios paraibanos e expor soluções e caminhos para a melhoria da transparência pública. Destacou a preocupação dos órgãos que integram o Focco, com destaque para as instituições que estão trabalhando, diretamente, na organização do evento, citando o próprio TCE, a Controladoria Geral da União –CGU e a Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa.

WorkFocco para jornalistas – Novidade do encontro, adiantou o coordenador do FoccoPB, será a realização do WorkFocco para comunicadores, um espaço que foi reservado à apresentação aos jornalistas e demais integrantes da imprensa de ferramentas que norteiam o acompanhamento da gestão pública, no tocante aos Serviços de Informação ao Cidadão, os SICS, a Escala Brasil Transparente da CGU e os meios para avaliação da transparência dos municípios paraibanos. O WorkFocco será apresentado pelo conselheiro André Carlo e Gabriel Aragão, da CGU.

De acordo com a programação elaborada pelos coordenadores do Focco/PB, a Mostra começa no dia 26, às 14h, com palestras sobre “Os SICS e a Escala Brasil Transparente da CGU e “O TCE-PB e a avaliação da Transparência nos Municípios Paraibanos”. Às 16h acontecerá o IV WorkFocco para comunicadores, espaço concebido ao debate sobre métricas de transparência, destinado à imprensa local e aos estudantes de Jornalismo. Em seguida, dois mini-cursos: O Brasil Transparente – Módulo I, e Transparência Básica encerram as atividades do primeiro dia.

Ascom