Estudantes deixam Reitoria da UFPB, mas afirmam que protesto não terminou

Aluno afirmou hoje que a desocupação se deu apenas para preservar quem estava fazendo greve de fome

greve de fome ufpbOs estudantes da Universidade Federal da Paraíba aceitaram o acordo com a reitoria da instituição após 11 horas de reunião para debater os 23 pontos da pauta de reivindicação do movimento, que tinha quatro pessoas em greve de fome acorrentados a grade na entrada do prédio da administração central do Campus I.

Em entrevista a Rádio Tabajara, na tarde desta quinta-feira, 03, Nilson Ribeiro, que participa do movimento estudantil, disse que “o acordo foi fechado hoje, não porque estejamos encerrando a nossa pauta de reivindicações, assinamos porque são as vidas de nossos colegas que estão aqui sem comer há mais de uma semana, mas não vamos parar, este foi só o primeiro passo do nosso movimento, não vamos deixar a reitora fazer o que quiser com a Universidade”.

Outra representante do movimento, Camila Pinho, disse que o debate foi interessante e que houve avanços com o acordo, ela acrescentou ainda que será formada uma ouvidoria para receber queixas de alunos, servidores e professores. “Nós vamos criar uma ouvidoria independente para servir de canal de diálogo com todos os setores da Universidade, desde os alunos, até os funcionários e os professores, dessa forma vamos manter uma pauta atualizada com reclamações e sugestões para melhorar o espaço que é nosso”, explicou.

Já a professora Angeluce Soares, Diretora do Campus IV da UFPB, em Rio Tinto, falou em nome da instituição e destacou a importância do diálogo, ela destacou que “foi uma longa reunião, que só terminou hoje pela manhã, mas serviu para debatermos cada uma das 23 propostas que estavam na pauta dos alunos e tomamos decisões a curto e médio prazo, conversar é sempre a melhor solução para os problemas e ficamos satisfeitos em resolver essa situação toda”.

Os estudantes que ocupavam a Reitoria deixaram os prédios e os alunos que fizeram greve de fome receberam a assistência necessária para o restabelecimento de sua saúde.
Créditos: Polêmica Paraíba