Maísa na primeira suplência de Daniella

ENSAIOS: Os sete motivos que levaram Aguinaldo a optar por Lucélio e não por João Azevedo - Por Ytalo Kubitschek

O presidente da Câmara de João pessoa, Marcus Vinícius, hoje afinado com Aguinaldo teria tido um papel decisivo convencendo o prefeito Luciano Cartaxo a não desistir de tentar uma conversa com o líder do governo. Marcus, esteve participando de tudo nos últimos dias.

Ensaios sobre o que teria levado Aguinaldo Ribeiro a optar por uma provável aliança com Lucélio


Apesar das conversas e singelas aproximações entre o PP e o PSB, os Ribeiros podem ficar com o PV

Nos últimos dias dava-se como certo o apoio do Progressistas ao candidato do PSB João Azêvedo ao governo do estado. Os dois encontros públicos entre Daniella Ribeiro (PV) e Ricardo Coutinho (PSB), além de conversas privadas entre o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) e o próprio governador sinalizavam que o martelo estaria batido e que o anúncio só era uma questão de tempo.

As pesquisas qualitativas feitas para subsidiar a decisão mostravam que apesar de ainda tímido nas avaliações quantitativas, João Azêvedo tem um potencial de crescimento com chances reais de ir para o segundo turno.

Lucélio Cartaxo, apesar de pontuar bem nas pesquisas quantitativas, apresenta o menor desempenho entre os postulantes nas avaliações qualitativas.

É aí onde deve ter prevalecido a cabeça do estrategista deputado Aguinaldo Ribeiro.

Com seus mais de 50 prefeitos e com a possibilidade de obter 170.000 votos e ainda tentar emplacar um outro nome para Câmara Federal, Aguinaldo mandou refazer pesquisas e concluiu que o apoio do PP vai ser decisivo para levar o candidato para o segundo turno.

Até onde a vista alcança não é possível afirmar com certeza o que teria levado o Progressistas a recuar do entendimento com o Ricardo. Mas, seguem algumas hipóteses:

1- Daniella Ribeiro e o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP) nunca esconderam as dificuldades de mudança de discurso em Campina. Todos sabem da oposição severa que eles sustentaram nos últimos anos contra o esquema do governador;

2- A candidatura de Veneziano estaria cada vez mais consolidada entre os socialistas. Seria difícil brigar pelo primeiro voto para Daniela na chapa;

3- O presidente da Câmara de João pessoa, Marcus Vinícius, hoje afinado com Aguinaldo teria tido um papel decisivo convencendo o prefeito Luciano Cartaxo a não desistir de tentar uma conversa com o líder do governo. Marcus, esteve participando de tudo nos últimos dias.

4- O senador Cássio Cunha Lima, percebendo que o governador Ricardo Coutinho jogava para isolá-lo, não obstaculou ou os entendimentos com o grupo Ribeiro.

5- Os novos números de pesquisas mostram que Daniella e Cássio Cunha Lima (PSDB) podem sair da grande João Pessoa como uma maioria esmagadora, permitindo sonhar com a vitória da dupla para o Senado.

6- A presença de Maísa CARTAXO na primeira suplência de Daniella;

7-  A aliança na proporcional com o PV levará o PP a eleger provavelmente o próprio Aguinaldo e mais um: Eliza Virgínia ou Domiciano Cabral.

Detalhe importante:

Com sucessivas aparições na mídia, o nome de Daniella tornou-se ainda mais conhecido nos últimos dias. De propósito ou não ao protelar a decisão acabou ganhando projeção mesmo sem fazer campanha. A jornalista Lena Guimarães, revela em sua coluna no Correio da Paraíba que “Daniella tem vibrado com os números de duas pesquisas recentes”.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ouvido pelo RPNOnline na tarde deste domingo (22), em João Pessoa, confirmou o afunilamento dos entendimentos para o lançamento da candidatura de Daniela e o anúncio da aliança partidária, mas ainda faz mistério sobre o apoio a Lucélio.

Daniella, concederá entrevista nesta segunda-feira ao meio dia ao programa Sem Censura da Rede Pop comandado pelos jornalistas Antônio Malvino, Ytalo Kubitschek, Juliana Veloso, Lenilson Guedes e Marcelo Piancó.

Fonte: https://rpnonline.com.br/noticias/eleicoes/ensaios-sobre-o-que-teria-levado-aguinaldo-ribeiro-a-optar-por-uma-provavel-alianca-com-lucelio
Créditos: Ytalo Kubitschek