Encontro de Ouvidorias terá oficinas sobre experiência do Hospital de Trauma

Rede de Ouvidorias da Paraíba é formada por mais de 30 ouvidorias do Estado

ouvidorias“Ouvidoria SUS: A experiência do Hospital de Trauma de João Pessoa” é uma das oficinas que serão ministradas durante o II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas, do qual participará a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), juntamente com participantes da Rede Estadual de Ouvidorias Públicas da Paraíba. O evento acontece nesta quinta-feira (22), no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), em João Pessoa.

A oficina será ministrada pela ouvidora do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Maria Gorete de Rezende, cuja ouvidoria, além de fazer parte da Ouvidoria SUS, integra a Rede Estadual de Ouvidorias Públicas da Paraíba. Maria Gorete comentou que muitas vezes pessoas e gestores em geral têm dificuldades em entender o funcionamento de uma ouvidoria e este debate fará parte da oficina, que acontece às 11h do dia 22 deste mês.

“Entre os objetivos da oficina constam mostrar a organização do Hospital de Trauma de João Pessoa, bem como incentivar instituições da área de saúde a implantar ouvidorias em seus quadros. Além disso, é uma oportunidade para trocar experiências com outros profissionais da área”, afirmou Maria Gorete. A ouvidora frisa que ouvidorias são instrumentos de gestão, possuindo diversos dados sobre problemas, soluções e demandas de público e profissionais dos órgãos. A Ouvidoria do SUS funciona no Hospital de Trauma desde abril de 2009.

A ouvidora geral do Estado, Tânia Maria de Oliveira Brito, vai mediar o debate da primeira palestra e convida todas as ouvidorias públicas e privadas paraibanas a participar do encontro, ressaltando a importância da difusão deste instrumento democrático. “Objetivamos sensibilizar municípios e empresas que ainda não possuem ouvidorias a criar este instrumento de gestão, bem como qualificar os órgãos com ouvidorias estabelecidas”, afirmou Tania Maria.

A Rede de Ouvidorias da Paraíba é formada por mais de 30 ouvidorias do Estado, todas coordenadas pela OGE. Na ocasião do Encontro, contará com estandes explicativos para sanar dúvidas dos interessados com relação a seu funcionamento.

Encontro – O II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas é promovido pelo Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo) com o objetivo de reunir representantes de ouvidorias públicas e privadas do Estado, gestores, ouvidores, servidores públicos e trabalhadores envolvidos em atividades relacionadas à participação social, atendimento ao cidadão, acadêmicos e representantes de prefeituras e câmaras municipais, para debater temas relevantes para a atuação das ouvidorias, além de ressaltar a importância da criação desse instrumento para o fortalecimento da democracia participativa.

As inscrições para o Encontro são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3383 ou pelo e-mail cgupb-nap@cgu.gov.br.

Secom-PB