posicionamento

Emocionado, Rodrigo Maia jura lealdade ao presidente: barrará impeachment

O presidente da Câmara reafirmou, em sua fala, seu compromisso com a aprovação das reformas

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deu 1 recado a Michel Temer na semana passada: vai barrar os pedidos de impeachment. A mensagem foi repetida publicamente, de forma indireta, durante o encontro de aliados na noite de domingo (21.mai.2017), no Palácio da Alvorada.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) quase chorou quando falou de gratidão ao apoio do presidente à sua eleição para o comando da Câmara. Neste momento, disse que será leal a Temer.

Já são 9 os pedidos de impeachment contra Temer. É o presidente da Câmara quem decidirá se aceita ou não a tramitação desses pedidos. Mas o STF (Supremo Tribunal Federal) já concluiu que cabe recurso ao plenário.

ANTECEDENTES FAMOSOS
São 2 os casos mais famosos de decisões de presidentes da Câmara a respeito de impeachment de 1 presidente:

  • em 1989, Inocêncio Oliveira (PFL-PE) arquivou pedido de impeachment recomendado pela CPI da Corrupção do Senado, contra o então presidente José Sarney (PMDB);
  • no final de 2015, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aceitou o pedido contra Dilma Rousseff, que acabou retirada da Presidência.

MAIA: “CÂMARA VAI FUNCIONAR”
O presidente da Câmara reafirmou, em sua fala, seu compromisso com a aprovação das reformas. Disse que são fundamentais para o país. “Podem estar certos, a Câmara vai continuar trabalhando. Vamos votar”, afirmou. Na tarde desta 2ª feira, Maia fará seu 1º pronunciamento oficial sobre a crise política provocada pelo FriboiGate.

 

Fonte: Poder 360