é justo?

Eleito que destruiu placa de Marielle quer PSL em Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Rodrigo Amorim (à dir.) sorri ao exibir placa destruída em homenagem a Marielle

O deputado estadual eleito Rodrigo Amorim (PSL), 39, chega à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) como o parlamentar mais votado na Casa (140.666 votos) –o partido de Jair Bolsonaro saltou no Legislativo fluminense de duas para 13 cadeiras. O advogado “100% conservador” –conforme se define– que ficou conhecido por exibir uma placa quebrada em homenagem a Marielle Franco (PSOL)diz que terá o partido da vereadora assassinada como principal antagonista na Alerj e que o PSL disputará com o PSOL espaço na Comissão de Direitos Humanos, tradicionalmente comandada por nomes da esquerda.

“Sou um inimigo das pautas do PSOL”, disse. “Não há adversidade no campo individual, como pessoa, mas há uma profunda adversidade no campo ideológico. No que depender de mim, será confronto permanente no plenário”, prometeu Amorim.

Tradicionalmente, a maior bancada indica o nome para a presidência da Casa, por isso, o PSL já trabalha na formação de um bloco, que atualmente conta com cerca de 25 nomes, agregando bancadas menores como a do Podemos e PSC. No entanto, precisaria de mais adesões para fazer frente ao deputado reeleito André Ceciliano (PT), atualmente presidente em exercício da Alerj, que contaria com o apoio de cerca de 30 parlamentares.

Amorim não confirma se disputará a presidência da Alerj, mas diz que não fugirá ao desafio se for o caso. “Acho que o parlamentar tem que ter coragem e competência para encarar, então eu não tenho o menor problema. Acho inclusive que a Casa tem que passar por um processo de renovação, enxugar a máquina da própria Alerj, renovar a autoestima que ficou muito abalada com esses casos de parlamentares presos”, afirmou, em referência às prisões dos deputados Jorge Picciani, Paulo Mello e Edson Albertasi no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo Amorim, o PSL buscará espaço nas comissões permanentes, especialmente nas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Orçamento, Constituição e Justiça e também na de Direitos Humanos. Essa última é presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL) –eleito deputado federal– e já teve como coordenadora Marielle Franco, ex-assessora de Freixo.

Amorim, que foi secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis, na Baixada Fluminense, defende que seu partido ocupe uma vaga na comissão para fazer o que chamou de “contraponto”. “As famílias que são destruídas pela violência não têm o menor amparo. A gente precisa de um olhar muito forte ali para o agente de segurança também ser encarado dentro da política de direitos humanos, não como um violador”, disse.

No entanto, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj já realiza esses atendimentos, inclusive com um protocolo para famílias de policiais. Freixo defende a superação de uma suposta divisão entre os direitos humanos e a segurança pública. “O resultado desse falso antagonismo é mais violência e intolerância. A Comissão de Direitos Humanos da Alerj atende diversos casos, inclusive familiares de policiais mortos”, afirma em sua página oficial.

Lembrado sobre o trabalho já existente, Amorim criticou. “Está funcionando mal porque o policial é encarado no Rio de Janeiro como vilão.”

Convívio com ex-assessoras de Marielle na Alerj

“Inimigo” declarado do PSOL e de suas “pautas repugnantes”, como classifica a defesa da descriminalização do aborto e a flexibilização da política antidrogas, Amorim vai conviver no plenário com três ex-assessoras de Marielle: Renata Souza, Monica Francisco e Dani Monteiro (todas eleitas pelo PSOL) que rechaçaram a atitude do parlamentar em relação à destruição da placa em homenagem à vereadora.

A retirada da placa de Marielle Franco da Cinelândia a dias do primeiro turno e a divulgação desse ato em redes sociais com fotos em que aparece sorrindo, ao lado do deputado federal eleito Daniel Silveira (PSL) deram visibilidade a Amorim –entre críticas e elogios. Ele nega que tenha planejado a ação como estratégia de marketing político e refuta ter quebrado a placa.

“Quebrado não, tirado a placa irregularmente, ilegalmente, arbitrariamente colocada. Grupos de esquerda depredaram o patrimônio do Rio de Janeiro, colando por cima de uma placa original, que custa aos cofres públicos”, argumentou, contando que já havia feito uma denúncia à prefeitura e que se incomodou com a falta de ação do município.

Sobre o fato de ter sorrido nas fotos ao lado da placa quebrada, o deputado eleito argumentou que não agiu contra a memória de Marielle. “Eles transgridem a regra o tempo inteiro, eles se acham no direito de mudar um logradouro público sem passar por lei municipal”, criticou. “Aquilo não teve referência nenhuma à morte da Marielle, nem à figura da Marielle. Muito ao contrário, eu tenho total respeito a ela e me solidarizo com a família dela”, completou.

O discurso de Amorim em entrevista ao UOL, em um café ao lado da Alerj, contrasta com a postura adotada em um comício ocorrido em Petrópolis, na região serrana fluminense, onde a placa quebrada de Marielle Franco foi exibida.

“Marielle foi assassinada. Mais de 60 mil brasileiros morrem todos os anos. Eu vou dar uma notícia para vocês. Esses vagabundos, eles foram na Cinelândia e, à revelia de todo mundo, eles pegaram uma placa da praça Marechal Floriano, no Rio de Janeiro, e botaram uma placa escrito rua Marielle Franco. Eu e Daniel essa semana fomos lá e quebramos a placa. Jair Bolsonaro sofreu um atentado contra a democracia e esses canalhas calaram a boca. Por isso, a gente vai varrer esses vagabundos”, gritou Amorim no vídeo gravado em Petrópolis e reproduzido nas redes sociais.

Dias após o episódio, Anielle Franco, irmã de Marielle, relatou ter sido ameaçada por homens vestidos com camisetas do Bolsonaro. Amorim diz ter recebido várias ameaças em razão do fato. Ainda assim, não vê seu discurso como um propagador de violência. “Da minha parte e de meus apoiadores nunca houve a intenção de nenhum ato de violência”, disse.

Reprodução

Flávio Bolsonaro (à esq.) e Rodrigo Amorim (à dir.)

Amorim: “sou soldado disciplinado de Flávio Bolsonaro”

Rodrigo Amorim é casado e tem dois filhos, de 12 e 7 anos. Formado em Direito, entrou para a vida pública há 13 anos ao se tornar procurador jurídico do município de Niterói. Já a ideia de ingressar na política partidária surgiu quando atuou como secretário de fundações do Mercosul. “Justamente num momento no Mercosul de guinada para a esquerda, eu era um ponto de resistência ideológica”, disse.

O deputado eleito teve como primeiro partido o próprio PSL, mas foi no PRP que foi vice na chapa do senador eleito Flávio Bolsonaro na disputa à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. Os dois são da Tijuca, bairro da zona norte carioca, e se conhecem desde a adolescência. Mas foi há dois anos que decidiram partilhar um projeto político, já pensando em 2018 com a certeza de que Jair Bolsonaro seria candidato à Presidência da República e precisaria fortalecer a militância no estado.

Refutando o episódio da placa de Marielle como impulsionador de votos, Amorim vê sua ligação com Flávio Bolsonaro como fundamental para a eleição expressiva. “Como faço parte de um projeto político que o tem como líder, eu sou um soldado disciplinado do Flávio, faço questão de dizer isso sempre”, definiu Rodrigo.

Segundo o parlamentar, sua atuação na Alerj na defesa do que chama de “legado” de Flávio vai ser pautada no tripé ordem (segurança pública e combate à corrupção), progresso (desenvolvimento e diversificação da economia, com menos dependência do petróleo) e família.

A pauta da segurança pública é o foco da bancada do PSL, que tem integrantes das polícias e Forças Armadas entre os eleitos. Nessa área, as prioridades apontadas por Amorim são nacionais e não passam pela Alerj.

“Acho que os grandes projetos de segurança são de âmbito federal, que é redução da maioridade penal, revisão do Estatuto do Desarmamento, reformulação da legislação criminal. Não é de competência formal de um deputado estadual, mas a gente precisa, como base de apoio, promover essa discussão”, disse.

Questionado sobre a atuação no Legislativo fluminense, Amorim ainda não apresenta projetos concretos, apenas diretrizes que vão nortear o trabalho. “Nesse momento é dar legitimidade para as polícias e dar forças às polícias. Fornecer, dotar as polícias, principalmente a Polícia Militar, de equipamentos, dar um salário de qualidade, respeitar as promoções, dar mais efetividade, resgatar a autoestima da tropa”, defendeu.

Fonte: Pauline Almeida
Créditos: Pauline Almeida