resposta

Eduardo Cunha diz à Justiça que delator e operador do PMDB atribui 'tudo' a ele

Ex-presidente da Câmara nega a acusação de receber propina e rebateu o depoimento do delator Lúcio Funaro

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse nesta segunda-feira (6), em depoimento à Justiça Federal em Brasília, que não participou de nenhum esquema de corrupção e acusou o ex-operador do PMDB e delator Lúcio Funaro de querer atribuir “tudo” a ele.

O depoimento de Cunha é sobre o suposto esquema de propinas envolvendo financiamentos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.

O esquema é investigado pela Operação Sépsis, um desdobramento da Lava Jato. Além de Cunha, também são réus nesse processo Lúcio Funaro, Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa, e Henrique Eduardo Alves, ex-ministro e ex-presidente da Câmara.

Cunha atacou Funaro logo no início do depoimento. O operador do PMDB, em audiência no fim de outubro, confirmou a existência do esquema de corrupção e listou políticos do partido que teriam se beneficiado, como Cunha e o presidente Michel Temer.

“A delação que ele [Funaro] faz agora está me transformando num posto Ipiranga. Tudo é Eduardo Cunha”, disse o ex-presidente da Câmara.

Cunha refutou as acusações de corrupção e disse que irá contestar todas. “Nenhuma delas é verdadeira e eu quero rebater cada ponto delas”, continuou Cunha.

Doação do grupo Bertin

Eduardo Cunha contestou a acusação feita por Funaro de que o grupo empresarial Bertin pagou propina ao PMDB como contrapartida pela liberação de financiamento do Fundo de Investimentos do FGTS, administrado pela Caixa.

“Esse fato é mentiroso. Eu não recebi propina nenhuma”, afirmou.

De acordo com o doleiro, dessa transação, Michel Temer teria recebido R$ 2,5 milhões, o que é negado de “forma categórica” pelo Palácio do Planalto.

Cunha disse que conversou com o grupo apenas sobre doações oficiais à campanha eleitoral e que não se lembra de ter pedido doação em nome de Temer.

“Eu não me lembro de ter pedido para o Michel Temer, mas, se eu tivesse pedido, qual é o ilícito? Eu nao recordo sinceramente”, disse Cunha em seu depoimento à Justiça.
Relação com o delator

Ao detalhar a sua relação com Funaro, Cunha disse que os dois se aproximaram em 2003, quando o operador fez doações para a campanha do ex-deputado.
A partir daí, contou que se tornaram amigos e começaram a operar juntos no mercado financeiro.

“O fato de ele [Funaro] dizer que não é doleiro, é só quebrar o sigilo. Essa muita movimentação é que vai mostrar que ele era doleiro”, disse Cunha. “Isso é só para explicar que ele era doleiro, apesar de negar”, completou.

Cunha relatou ainda diversas situações em que as informações políticas os beneficiaram nessas operações. “Eu tinha muito boas informações e ganhava na maioria. O Lúcio começou a entender que as informações que vinham de Brasília acabavam tendo repercussão no mercado financeiro”, disse.

Por conta disso, segundo o ex-deputado, o doleiro ficou interessado em disputar uma vaga como deputado por Pernambuco, mas que acabou desistindo das suas pretensões eleitorais porque seu nome veio à tona no escândalo do mensalão.
Michel Temer

Em seu depoimento, Eduardo Cunha isentou Michel Temer de ter relação com Funaro.
“Lúcio Funaro nunca teve acesso ao Michel Temer”, disse Cunha. Segundo o ex-deputado, as três ocasiões de encontro citadas por Funaro em sua delação não são verdadeiras.

Uma delas teria sido em um culto religioso em um templo, outra em um comício de campanha e a terceira na base aérea de São Paulo.

“O culto era em um lugar para 12 mil pessoas sentadas e não é qualquer um que entra no púlpito. O Temer estava no púlpito, o Lúcio não deve nem ter passado perto”, disse.

E continuou: “É mentira. Só se houve outros momentos. Na minha frente, ele nunca cumprimentou o Michel Temer. Nessas três ocasiões, eu estava com Michel Temer”.
Busca e apreensão

Cunha disse ainda que Funaro sabia que seria alvo de um mandado de busca e apreensão em dezembro de 2105.
A operação daquele dia teve como alvos Funaro e Cunha, entre outros nomes. O ex-deputado contou que o operador do PMDB foi avisado com antecedência das buscas.

“A busca foi no dia 15 de dezembro, que era uma terça. Ele me mandou mensagem avisando no sábado, dia 12. O objetivo de me avisar era que para eu não mandar mensagem a ele. Só foi apreendido o que ele quis. Tanto é que ele retirou obras de arte, jóias”, afirmou Cunha.
Ainda segundo o ex-deputado, Funaro só comentou que ele seria alvo e não quea operação atingiria também Cunha.
Interrogatórios

A fase de interrogatórios dos réus pelo juiz Vallisney Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, começou há quase duas semanas.

Em seu depoimento, Cleto, que fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público, relatou que recebeu propina em dinheiro vivo das mãos de Cunha.

Funaro, que também é delator, confirmou o esquema de corrupção e listou as pessoas que teriam conhecimento do esquema na Caixa, entre elas o presidente Michel Temer.
Condenação

Cunha está preso desde outubro de 2016 no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Por conta da fase de interrogatórios na Operação Sépsis, ele foi transferido temporariamente a Brasília para acompanhar os depoimentos dos demais réus.

O ex-deputado já foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, a 15 anos e 4 meses de reclusão em outra ação.

Nesse processo, Cunha foi acusado de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.

Fonte: G1
Créditos: G1