Desenhando

Dois vídeos pra entender o julgamento de Lula - ASSISTA

TRF-4 analisa na quarta-feira o recurso de Lula contra a condenação a nove anos imposta por Sérgio Moro, que pode tirá-lo da disputa presidencial. Entenda como será o julgamento

O destino político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a ser definido na quarta-feira, em Porto Alegre, pelos três desembargadores que compõem a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4): João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. Na sessão marcada para começar  às 8h30, os magistrados vão julgar recurso do petista contra a sentença do juiz Sérgio Moro, que o condenou a pouco mais de nove anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se mantida a condenação, Lula poderá ser impedido de disputar as eleições de outubro, quando tentará conquistar o terceiro mandato de presidente da República. Mas ainda caberá recurso ao petista.

O antes e o depois do julgamento do ex-presidente Lula

 semana que se inicia neste domingo (21/1) vai marcar um momento crucial na história política brasileira. Na próxima quarta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), decide se absolve ou mantém condenação de 9 anos e 6 meses de reclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula, o primeiro ex-presidente condenado por corrupção na história do Brasil, é acusado de beneficiar a construtora OAS em contratos com a Petrobras. Em troca, o petista teria recebido um apartamento triplex no Guarujá (SP), além de benfeitorias no imóvel e do pagamento de um depósito para o armazenamento de parte do acervo pessoal do ex-presidente. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o valor indevido recebido por Lula chegou a R$ 3.738.738,07.

A defesa do petista nega todas as acusações. Segundo os advogados de Lula, o triplex é de propriedade da OAS desde 2009 e, apesar de ter sido oferecido ao réu pelo ex-presidente da construtora, Léo Pinheiro, o apartamento não foi adquirido pela família do petista. Em primeira instância, o juiz Sérgio Moro acatou o entendimento do Ministério Público. Resta saber o que acharão os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4.

Independentemente do resultado, é certo que o julgamento terá papel importante na definição do cenário político nacional. Para tirar todas as suas dúvidas sobre as acusações contra o ex-presidente Lula e as implicações do julgamento desta semana – já chamado de julgamento do ano –, o Metrópoles preparou um vídeo que traz respostas aos principais questionamentos sobre o caso.

Confira:

https://youtu.be/Crn4oikwpVI

Fonte: EM / Metrópoles
Créditos: EM / Metrópoles