reeleição

Desistência de líder do PP abre caminho para reeleição de Maia na Câmara

Maia angariou apoios de peso e se aproxima da reeleição Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Cleia Viana / Câmara dos Deputados O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), obteve uma vitória a dois dias da disputa à reeleição. O líder do PP, Arthur Lira (PP-AL), que tentava costurar uma aliança com o PT, o MDB, o PDT, o PCdoB e o PTB, retirou sua candidatura ao comanda da Casa. A tendência é que esses partidos, com exceção do PT, apoiem a recondução de Maia ao cargo.

Caso se confirme a expectativa, apenas o PT, o PSB, o Psol e o Novo ficarão de fora da composição com o deputado fluminense.

Lira enfrentou resistência do PDT e do PCdoB para articular uma candidatura competitiva contra Maia. Maia também sinalizou com cargos ao partido e até a promessa de apoio ao colega na próxima eleição, em 2021. “Diante das dificuldades de construirmos um bloco com partidos de centro-esquerda e após conversar com deputados que defendem minha candidatura, decidi não disputar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados”, afirmou.

O PP e o PTB têm reuniões marcadas para esta quarta-feira (30) para tratar do assunto. Apesar da decisão do partido, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde, diz que pretende disputar como candidato avulso.

Essa também é a posição de Fábio Ramalho (MDB-MG), que foi abandonado pelo comando de seu partido, e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o também emedebista Alceu Moreira (RS). O presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), já declarou apoio a Maia.

Fonte: Congresso em foco
Créditos: Congresso em foco