Vai para a oposição

Desembarque do PSDB será 'cortês e elegante' diz Temer, que ainda não acordou para o prejuízo

"Será do modo meu estilo e do governador. Eu tenho certeza que o PSDB deu uma grande colaboração ao governo. Nós temos um ano e meio, o PSDB esteve presente um ano e meio, aliás em ministérios de grande porte", afirmou, após entregar unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Limeira (a 148 km de São Paulo).


Desembarque do PSDB será ‘cortês e elegante’, diz Temer

Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente Michel Temer disse neste sábado (2) que o desembarque do PSDB do governo será “de modo cortês e elegante”.

“Será do modo meu estilo e do governador. Eu tenho certeza que o PSDB deu uma grande colaboração ao governo. Nós temos um ano e meio, o PSDB esteve presente um ano e meio, aliás em ministérios de grande porte”, afirmou, após entregar unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Limeira (a 148 km de São Paulo).

Ele acrescentou que, até então, não havia discutido o assunto com o governador.

Antes, em discurso no evento, Alckmin (PSDB), pediu “entendimento” ao presidente.

Como publicado pela Folha, o encontro deste sábado (2) também é o primeiro passo para a costura de um eventual apoio governista à candidatura de Alckmin ao Planalto em 2018.

“Presidente, conte conosco”, afirmou o governador na cerimônia. “A boa política é buscar entendimento. Entendimento para resolver os problemas do Brasil e melhorar a vida das pessoas.” O que Temer ainda não contabiliza é que o PSDB vai para a oposição e logo na votação da reforma da previdência vai se fazer estrago grande.

Na última quinta (30), o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que o desembarque dos tucanos da Esplanada dos Ministérios dependia de um acordo entre Temer e Alckmin.

O PSDB ainda detém três pastas no governo: Governo, Direitos Humanos e Relações Exteriores.

O tucano Bruno Araújo, ex-ministro das Cidades, pasta que coordena o programa habitacional, foi o primeiro dos ministros da legenda a deixar o governo, em 13 de novembro.

DEFESA DA GESTÃO

Além de Alckmin, Temer estava acompanhado de uma comitiva de ministros que fizeram a defesa do legado da gestão governista, principalmente na área econômica.

Estiveram com ele Henrique Meirelles (Fazenda), que também tem manifestado a possibilidade de concorrer em 2018 pelo PSD, Moreira Franco (Secretaria Geral), Alexandre Baldy (Cidades) e o presidente da Caixa Gilberto Occhi.

Meirelles exaltou a gestão Temer, que, segundo ele, “em um ano fez uma diferença enorme na vida de todos”, com a inflação reduzida e recuperação de empregos.

Em Limeira, Temer inaugurou 900 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Ainda neste sábado, ele irá à cidade vizinha de Americana, onde entregará mais 896 unidades.

O presidente prometeu lançar um programa de término de obras paradas do governo federal. Segundo ele, ainda serão inauguradas 25 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida até o fim do ano.

Fonte: folha
Créditos: Marlene Bergamo/Folhapress