Mesa redonda

Deputado diz que lista fechada é 'perigosa' e põe em risco a representatividade partidária

Quatro representantes de diretórios partidários de João Pessoa participaram na noite desta segunda-feira, 27, de uma mesa redonda sobre diversos assuntos da política nacional e local. O presidente do PSB, Ronaldo Barbosa, o deputado federal André Amaral (PMDB), o presidente do Democratas da capital Raoni Mendes e o presidente do PCdoB Agamenon Sarinho, também da capital paraibana.

Para Ronaldo Barbosa, em vez de discutir os sistema eleitoral, os parlamentares discutem pequenas mudanças que chamam de reforma política. “É o caso das listas fechadas, que fortalecem o partido, mas não melhora o sistema eleitoral”, disse. Ele defendeu a unificação dos pleitos afirmando que haveria grande economia ao país, “tem uma série de variáveis envolvidas uma reforma política para que ela funcione”, pontuou.

O ex-deputado Raoni Mendes disse que defende a ideologia política não existe hoje, e afirmou que muitas pessoas mudam de partido apenas para ter oportunidade de concorrer a uma eleição. Ele falou sobre a representação partidária e afirmou que muitos partidos não dão espaço para seus filiados e destacou que uma minoria teria direito a disputa em caso de lista fechada.

O deputado federal André Amaral falou sobre a proposta de lista fechada e destacou que o maior problema é quem será privilegiado com o financiamento no caso do voto em lista fechada. “Temos que ficar muito atentos e eu vou me posicionar contra, imagine que as pessoas vão votar na legenda, e os candidatos serão escolhidos pelos partidos, temos que repensar o Brasil com calma, não dá para gastar mais de R$ 3 milhões em uma campanha é esse dinheiro não pode sair do bolso dos contribuintes. A lista fechada é perigosa com financiamento público”, disse.

Agamenon Sarinho, do PCdoB, disse que em seu partido há congressos e encontros para discutir os rumos da legenda, “a elaboração coletiva é forjada antes de realizarmos a convenção, existe ampla participação dos filiados em todo o processo, não seria um problema do PCdoB, mas sou contra a lista fechada, já que nem todos os partidos têm esse diálogo é esse espaço”, pontuou.
Créditos: Polêmica Paraíba