descaminhos

DEDO NA FERIDA: O que tanto faz a esquerda perder o passo? - Por Francisco Airton

Após a escolha dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – Rodrigo Maia – DEM-RJ e Davi Alcalumbre – DEM-AP para 2019/2021, uma avaliação pode-se fazer desses repetidos resultados onde a direita está sempre alcançando vitórias!

Após a escolha dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – Rodrigo Maia – DEM-RJ e Davi Alcalumbre – DEM-AP para 2019/2021, uma avaliação pode-se fazer desses repetidos resultados onde a direita está sempre alcançando vitórias!

Diante de tudo que vimos nos últimos dias, meses e até por anos, podemos avaliar que no embate entre direita e esquerda, a primeira deita e rola em cima de uma claudicante esquerda que parece estar sempre marcando o passo! Falta organização em torno dos seus objetivos e sobra individualismo na chamada hora H. O que tem ocorrido ao longo dos anos é um desencontro entre lideranças que preferem lutar sozinhas – quando na verdade deveriam unir forças como se tem pregado a vida inteira em torno de palavras de ordem – confundindo totalmente a militância!

O que vou discorrer aqui ao longo desse artigo vai irritar muitas dessas lideranças, pois jamais irão admitir algumas verdades! O egoísmo desses “alguns” tem atrapalhado sobremaneira todos os projetos construídos ao longo do caminho. Projetos perfeitamente viáveis a partir da unidade de pensamentos e objetivos. A quanto tempo não surge no Brasil um nome maior e mais emblemático que o LULA? São 40 anos! Rezo aqui para que o LULA viva ainda muitos anos e que possa (mesmo preso) continuar influenciando a muitos e fazendo acreditar que a luta vale a pena! Mais um dia esse líder terá de sair fisicamente de cena para que outro possa seguir conduzindo o seu povo para a tão desejada terra prometida! Alguém ai tem alguma sugestão?

Não sei se podemos chamar isso de apenas egoísmo de uns – atrapalhando todo o processo – ou trata-se de incompetência mesmo? Será que ao longo desses 40 anos não surgiu ninguém com carisma e força para lutar pela causa? Claro que sim! No entanto, não se permitiu que a ideia amadurecesse. Posso até parecer ingênuo nessa avaliação, mas a verdade é que muitos acabam cansando e abandonando a luta no meio do caminho por acreditar estar malhando em ferro frio, e isso não é nada bom!

A diferença no chamado projeto de direita, é que o propósito é único! Chama todo mundo que pensa do mesmo jeito e tem os mesmos objetivos e o resultado acaba sendo dividido com todos os envolvidos! Pensou fora da casinha, está fora! E ai ninguém quer pensar de outra forma.

Foi assim com o golpe, a entronização e blindagem do Temer, a campanha e eleição de 2018 e a coroação de um governo despedaçado que mesmo assim acabou ganhando as duas outras importantes presidências – da Câmara e do Senado – num jogo armado que não permitiria sobrar espaço para qualquer outro nome que não fosse das hostes muito bem representadas!

Faltou união como sempre em torno de um nome que representasse os partidos de esquerda! Na eleição da Câmara o deputado Marcelo Freixo – PSOL-RJ – sem contar tantos outros importantes nomes de esquerda, como a paraibana Luíza Erundina, só para ilustrar – teve a coragem e cedeu o seu nome para representar o pensamento esquerdista – acredito que, mesmo sabendo que não contaria com toda a esquerda constituída da casa – e o resultado foi pífio! Contra Maia, conseguiu 50 votos dos pares, quando somente a bancada do PT tem 56 deputados! Dá para entender? Medo a essa altura do campeonato não se pode admitir! É importante lembrar que ninguém está sozinho! Onde fica a máxima de que “uma vara pode ser quebrada facilmente, mas um feixe, jamais”?

Na campanha presidencial de 2018, faltou projeto por parte do comando e compromisso de outras lideranças envolvidas! Prevaleceu ai o egoísmo, a falta de compromisso, vingança por não conseguir atingir o seu particular propósito e outros que o valham! A certeza é que a esquerda precisa se refazer, se reinventar e procurar onde é que está errando! É preciso reavaliar e fazer a mea-culpa pelos possíveis erros cometidos e a partir daí promover a realização de um grande fórum nacional onde possam estar representados os partidos afins para a partir dessa mobilização se cobrar de cada um à sua verdadeira posição criando assim um grande pacto pela restauração da Democracia!

O pais passa por um período conturbado e tenebroso como há muito não se via, no entanto não será batida de pé, ameaças ou cara feia que deverá arrefecer o desejo de lutar!

Fonte: Francisco Airton
Créditos: Polêmica Paraíba