DEBATE

DEBATE: Especialistas fazem previsões para a política paraibana nesta semana - Veja Vídeo

Os especialistas iniciaram o debate discutindo quem teria sido 'O Cara' da política paraibana durante a semana que se passou.

 

Os especialistas iniciaram o debate discutindo quem teria sido ‘O Cara’ da política paraibana durante a semana que se passou. Gilvan Freire e Rui Galdino destacaram como o grande nome da política local o nome de Luciano Cartaxo(PSD) ao tomar uma decisão inesperada e por todos os fatores que compuseram o anuncio da sua desistência de disputar o governo do estado. Ivýna Souto por sua vez apontou o nome do Governador Ricardo Coutinho que que anunciou nesta segunda-feira(02) um concurso para a Polícia Militar do Estado da Paraíba com mil vagas disponíveis e com a promessa de que 500 aprovados serão chamados logo que os resultados sejam anunciados.

Em seguida questionados sobre quem teria sido o grande ‘vacilão’ da semana passada. Eles debateram quais nomes teriam sido pegos de surpresa pela decisão de Luciano Cartaxo de ficar a frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, para Ivýna Souto e Ruy Galdino o PSDB paraibano de forma geral teria sido o vacilão, mas para Gilvan Freire este na realidade teria sido o senador José Maranhão(MDB) teria sido parcialmente o maior ‘vacilão’ devido a um desgaste antigo entre ele e Luciano Cartaxo.

O próximo grande questionamento lançado à mesa foi qual a maior ‘lorota’ contada durante a última semana dentro do cenário político paraibano. Rui Galdino colocou o nome do senador Cássio Cunha Lima(PSDB) como o autor da maior ‘lorota’ da última semana. Ivýna Souto concordou em partes com Ruy Galdino, mas colocou também José Maranhão como autores da maior lorota da semana que teria sido cobrar o apoio de Luciano Cartaxo após a desistência do mesmo de disputar o governo do estado.

Finalizando o debate os três discutiram o que esperar e qual será o nome que deverá destacar-se na política local durante esta semana que se inicia. Todos mantiveram Luciano Cartaxo como o principal nome do estado devido a sua decisão de ficar a frente da prefeitura e a importância que esta decisão terá nas eleições estaduais. Para Gilvan Freire o atual governador do estado Ricardo Coutinho(PSB) deverá puxar Luciano e Lucélio Cartaxo para junto do seu bloco político e fortalecer a pré-candidatura de João Azevedo(PSB) e manter o seu projeto em execução.

Rui Galdino concordou com Gilvan Freire de que o caminho natural para o prefeito seria marchar junto do governador e também devido aos atritos entre ele e José Maranhão. Galdino chegou a afirmar que ocasião alguma faria com que o prefeito reatasse o diálogo com o senador mdebista após todos os acontecimentos que levaram a sua desistência de disputar o governo. Rui também chegou a apontar uma possibilidade onde o governador lançaria Luciano Cartaxo como o seu candidato ao governo e João Azevedo então permaneceria na chapa majoritária, mas ocupando a vaga de vice.

Ivýna Souto discordou desta teoria lançada por Galdino ao defender que é impensável na política nacional um líder não permaneceria no gomando de um cargo do executivo por oito anos para ao final do ciclo lançar um nome de outro partido ao invés de tentar emplacar um candidato do seu próprio partido para que seja dada continuidade ao projeto político vigente.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1661709720550962/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba