Compartilhe o fato, não a fake

CRIME ELEITORAL: falsa pesquisa atribuída ao Datafolha circula nas redes sociais, na Paraíba

Uma falsa pesquisa com intenções de voto para o Governo do Estado, atribuída ao Instituto Datafolha, está sendo divulgada nas redes sociais desde o inicio da manhã deste sábado (15), na Paraíba. A publicação, em arquivo PDF, tem enganado muitos internautas, mas uma rápida leitura expõe a fraude.

Uma falsa pesquisa com intenções de voto para o Governo da Paraíba, Assembleia Legislativa e Câmara Federal, atribuída ao Instituto Datafolha, está sendo divulgada nas redes sociais desde o inicio da manhã deste sábado (15), na Paraíba.  Apesar de ter enganado muitos internautas, uma rápida leitura do documento compartilhado expõe a fraude.

O texto de apresentação da pesquisa, possivelmente copiado de um levantamento verdadeiro, diz que a aferição ocorreu entre os dias 03 e 05 de setembro de 2018 e que a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, aparentando ser um procedimento estatístico correto.

Logo abaixo, porém, o arquivo traz a informação de que o Palácio do Planalto é o contratante da pesquisa, fato que não se sustenta. O arquivo também traz o logotipo do instituto Datafolha em baixa resolução e não apresenta o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral, demonstrando a fragilidade do documento.

A redação do portal Polêmica Paraíba visualizou o compartilhamento da informação falsa em grupos de Whatsapp. É importante destacar que toda pesquisa com intenções de voto precisa estar registrada na Justiça Eleitoral, e os números são divulgados nos maiores meios de comunicação da Paraíba e do Brasil.

O advogado Ricardo Sérvulo, especialista em Direito Eleitoral, alertou que a criação e divulgação de números falsos é crime. ‘Essas pesquisas podem se configurar em um crime eleitoral. Isso é uma afronta ao pleito eleitoral, à disputa, e é considerada uma conduta extremamente grave. A pessoa que compartilha pode sofrer uma multa pesadíssima’, resumiu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Pollêmica Paraíba