Cássio & Maranhão e novas estratégias

COMO OS 3 SENADORES REAGIRAM AO FICO DE CARTAXO: Nenhuma surpresa/vai correr pra Ricardo de novo/Cássio conseguirá segurar Luciano - Por Edinho Magalhães

O telefonema tinha um cunho de alerta devido aos rumores de que Lira estaria saindo do PMDB justamente para o PSD de Luciano. Foram longos 30 minutos onde falaram de tudo e de todos. Ao final um apelo: “vamos nos manter unidos que chegaremos à vitória juntos”.

EDINHO MAGALHÃES


A CARTA DE LUCIANO NO SENADO

As manhãs de quinta-feira no Congresso Nacional em Brasília costumam ser bem mais arrefecidas do que as efervescentes sessões noturnas de terças e quartas-feiras. É como se depois da tempestade viesse a calmaria…mas não nesta última quinta. Pelo menos para dois senadores conversando em pé no plenário. Cássio contava a Maranhão sobre a desistência de Luciano Cartaxo em concorrer ao Governo do Estado, surpreendendo a ‘quase todos’.

Quando vi a cena me dirigi ao cafezinho do senado. Cássio já havia saído do plenário por uma porta lateral em direção ao aeroporto: “Foi pra João Pessoa tentar falar com o prefeito”. Mas cheguei a tempo de ouvir a assessoria de Maranhão narrar a ‘carta-desistência’ de Luciano. Maranhão só ouvia, sem esboçar reação.

Ao término nos convidou a sentar e comentou: – “Nenhuma surpresa. Ele é assim”.

E nos revelou dois episódios ‘estranhos’ envolvendo Luciano: o primeiro em 2009 quando Governador foi procurado por representantes do PT,no Palácio, com queixas de seu vice, eleito pelo próprio PT. O segundo teria sido na pré-campanha de 2010 quando Maranhão traçava planos de marketing para a reeleição e Luciano o surpreendia aparecendo na TV, já ao lado do então candidato adversário Ricardo Coutinho.

O celular de Maranhão não parava de tocar. Do outro lado a imprensa paraibana queria ouvir uma declaração sobre a desistência. – “Não quero falar”. Por que, senador? – “Primeiro quero ver a repercussão disso na Paraíba. Segundo não quero que seja eu a dar uma dimensão maior que o fato merece”. Perguntei o que Cássio havia lhe dito no plenário: -“Veio dizer que eu era um vidente por ter cantado a bola de que isso poderia acontecer. Mas não há vidência diante de tanta evidência”. E qual seria a estratégia de Cássio com essa viagem? – “Isso não posso dizer”. E teria alguma outra ‘vidência evidente’ nesse cenário senador?

– “Não será surpresa se Luciano correr pra Ricardo de novo”.

Dito isso ele ligou para o senador Lira: “Senador Lira, está vendo aí de quem se trata?”

O telefonema tinha um cunho de alerta devido aos rumores de que Lira estaria saindo do PMDB justamente para o PSD de Luciano. Foram longos 30 minutos onde falaram de tudo e de todos. Ao final um apelo: “vamos nos manter unidos que chegaremos à vitória juntos”.

Ao desligar comentou: “A conversa foi boa. Não creio que Lira irá embarcar nesse arremedo”.

A partir daí restaram as análises para dimensionar o tamanho da preocupação de cada um dos senadores. Maranhão segue tranquilo sem esboçar reação. Cássio preocupado com a ‘nova missão’ que chega ao seu colo: tem que se manter aliado de Maranhão e não pode deixar Luciano se aproximar do Governador Ricardo. Eles levariam João Pessoa pra longe das oposições.

Já ao senador Lira resta esperar estrategicamente e ver as peças se encaixarem nesse novo cenário que poderá ser favorável ao caminho de sua reeleição. Se ao final Cássio conseguirá segurar Luciano no plano das oposições – e a que custo – ainda não se sabe. Tudo pode acontecer. Pois Luciano com Ricardo leva necessariamente Cássio & Maranhão a novas estratégias e possivelmente a novas perspectivas sobre 2018. E o ano só está começando.

POR EDINHO MAGALHÃES

Fonte: http://correiodaparaiba.com.br/colunas/a-carta-de-luciano-no-senado/
Créditos: Edinho Magalhães