durante todo o dia

COMEMORAÇÃO: Mangabeira completa 35 anos com evento do Governo na Praça do Coqueiral

Atividades culturais e de cidadania marcam celebração do bairro

O bairro de Mangabeira, o mais populoso de João Pessoa, completa 35 anos neste sábado (16). Para comemorar o aniversário, um evento acontece na Praça do Coqueiral, a partir das 6h, com a realização de atividades físicas, culturais e uma feira de serviços ofertados por diversos órgãos estaduais para a população em geral. À noite, a partir das 19h, haverá apresentação da quadrilha junina Raiz Nordestina, seguida do show da Sandra Belê.

De acordo com a programação, as atividades na Praça do Coqueiral acontecem de forma simultânea e a primeira será comandada pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB), por meio do Projeto “Caminhar com Saúde e Segurança”, a partir das 6 horas. A ação oferece serviços de orientação em educação física e em saúde para a comunidade, como verificação de pressão arterial e de peso. No local serão instaladas tendas para abrigar cada parceiro dessa ação multisetorial, que promete movimentar um dos bairros mais populosos da capital.

Em seguida, a partir das 8h até 12h e das 16h às 19h, serão ofertadas várias ações de promoção à saúde. Serviços de diversas áreas serão disponibilizados para a população. Entre os setores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará a Vigilância Ambiental com o Laboratório de Entomologia (que estuda os insetos), com panfletagem informativa sobre doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya). Serão passadas orientações sobre como os mosquitos são atraídos, como são identificados, a forma como nascem e todas as suas fases de evolução e reprodução, lembrando sempre que a luta contra o mosquito é constante.

Ainda serão distribuídos preservativos e gel; serão feitas orientações sobre saúde e higiene bucal; atualização das vacinas em adultos; teste rápido de hepatites; medição de sinas vitais: glicemia, tipagem sanguínea e verificação de Pressão Arterial; atendimento em estética; verificação postural e orientação de fisioterapia e de prevenção de ISTs.

Os serviços de saúde contarão com a participação dos voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – filial Paraíba e de funcionários e alunos das instituições de ensino superior, Santa Emília de Rodat e Maurício de Nassau.têm início as atividades coordenadas pela Secretaria da Educação (SEE) como uma Programação Educacional para Crianças; a apresentações do grupo de Dança Roda Viva da Funad; seguido do Grupo de Dança da Escola Técnica Integral de Mangabeira (às 9h) e do Trio “Os Maiorais do Forró” (às 9h30). O evento é promovido pelo Governo do Estado.

Cidadania

Paralelo a isso, a Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh) estará na Praça do Coqueiral, com o Programa Cidadão – emitindo primeiras e segundas vias de carteira de identidade (RG) e CPF, gratuitamente; além de fazer fotos 3×4 necessárias à confecção dos documentos. Também está prevista a distribuição de brinquedos infláveis no período da tarde.

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) participará das atividades comemorativas, das 7h às 19h, oferecendo cortes de cabelo, com estimativa de 200 atendimentos. Além disso, serão expostos produtos de artesanato com venda a preços populares.

O Programa Empreender PB realizará o Circuito Empreender, das 16h às 19h, com a comercialização de serviços dos beneficiados do programa do ramo da alimentação. No local também haverá um estande para esclarecimentos de dúvidas e informações a respeito do Programa.

História

Durante todo o dia deste sábado (16), os técnicos do Iphaep estarão na Praça do Coqueiral, “pintando e aprendendo”, com crianças de todas as idades, a história do bairro de Mangabeira. Na ocasião, serão distribuídos exemplares de um livro de pintar, no qual uma “mestra do Iphaep” conduz os alunos ao universo da preservação patrimonial.

Em oito páginas, os meninos e meninas vão conhecer um pouco da história da antiga Parahyba e conhecer os primeiros tempos de Mangabeira (criado em 16 de junho de 1983, pelo então governador). Os alunos também serão convidados a lembrar de fatos e edificações importantes – como o Portal de Mangabeira e o Trevo das Mangabeiras. “A pintura faz parte do lúdico. Ao pintar, o aluno conhece a história do seu bairro e da sua comunidade”, diz a gestora do Iphaep, Cassandra Figueiredo.    

Segurança

Já no início da noite a festa continua com a apresentação de órgãos da Segurança Pública do Estado como o Canil Dog Show da Polícia Militar; a demonstração de segurança com GLT (gás de cozinha) com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), bem como a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiro e os Parabéns das Mangabeiras.

Segundo a programação comemorativa pelos 35º aniversário do bairro de Mangabeira, o encerramento está previsto para as 22h, aproximadamente, após a apresentação da Quadrilha Junina Raiz Nordestina, do Geisel, às 19h, e com o show da cantora, instrumentista, atriz e apresentadora Sandra Belê, que promete sacudir o público a partir das 20 horas.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba