ações

Clementino Fraga abre Semana de Luta Contra a Hanseníase nesta quarta-feira

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), referência estadual no tratamento da Hanseníase e unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dá início nesta quarta-feira (23) à Semana de Luta contra a Hanseníase, que faz parte do mês de combate à doença, intitulado “Janeiro Roxo”. As atividades terão início com as equipes do Complexo na Feira Livre de Jaguaribe, das 7h30 às 9h, fazendo abordagem e distribuição de material educativo sobre a doença. No ambulatório do CHCF, a partir das 8h30, haverá uma ‘Sala de Espera’ sobre sinais e sintomas da Hanseníase, com apresentação de uma enquete, tendo a ação extensiva aos vários setores do hospital.

Na quinta-feira (24) a programação terá o seu ‘Dia D’ de Luta contra a Hanseníase. No auditório da unidade, será realizada uma qualificação em Hanseníase para profissionais da Atenção Básica do Estado da Paraíba. O ambulatório também fará atendimento à demanda espontânea e sala de espera sobre Hanseníase.

Atividade nos trens – Na sexta-feira (25), os profissionais do Clementino Fraga distribuirão material educativo e farão abordagens, das 8h às 11h, ao público que usa o serviço de trens urbanos que circulam na Grande João Pessoa, entre Cabedelo e Santa Rita. No período da tarde, no auditório do CHCF, será exibido um filme para os profissionais do Complexo, em mais uma ação intitulada ‘Cine Vigilância’.

Atividade na Lagoa – No sábado (26), o Clementino Fraga disponibilizará, das 8h às 13h, diversos serviços de saúde à população no Parque Solon de Lucena (Lagoa). Será ofertada a orientação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase. Na ocasião, também serão feitos testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e Hepatites Virais. Ainda na Lagoa, as equipes farão uma triagem para diagnóstico da Hanseníase.

Sobre a Doença – A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa. A doença tem tratamento e cura. Os sinais importantes são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.

“O Janeiro Roxo é o momento dedicado a difundir informações sobre a hanseníase, com objetivo de alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento correto, e cura, além de envolver a população para sanar preconceitos relacionados a doença”, destacou Thaís Matos, diretora geral do Clementino Fraga.

Fonte: Secom-PB
Créditos: Secom-PB