Homenagem

CIDADÃO PARAIBANO: Chico Buarque receberá homenagem de ALPB

O cantor e compositor Francisco Buarque de Hollanda vai ser agraciado com o título de cidadão paraibano. A lei, de autoria do deputado Anísio Maia (PT), foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (25). No mesmo Diário também consta a outorga do título para a jogadora de basquete Janeth dos Santos Arcain e para o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB).

Ao justificativa a propositura do título de cidadania paraibana ao poeta Chico Buarque, Anísio Maia destacou o seu histórico de resistência à ditadura, na construção da democracia e o fato de ele falar em nome de um país que quer sempre o melhor para seu povo.

“A Paraíba de Augusto dos Anjos e Jackson do Pandeiro escolhe ter Francisco Buarque de Hollanda entre seus filhos por tudo o que ele significa para a cultura de nosso povo e, desta forma, também nos posicionamos ao lado de todos os brasileiros e brasileiras que almejam um país democrático hoje e sempre”, pontuou o petista.

Natural do Rio de Janeiro, Chico Buarque nasceu no dia 19 de junho de 1944 e se destacou na música popular brasileira com canções que fizeram história como instrumento de protestos. “Chico Buarque exigiu que os organizadores também premiassem o paraibano Geraldo Vandré, por perceber que “Pra não dizer que não falei das flores” dialogava mais de perto com as aspirações do público”, recorda Anísio Maia.

Marcos Vinícius

O título de cidadão paraibano a Marcos Vinícius foi uma proposição conjunta do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), e do deputado João Gonçalves (PDT). Natural de Jequie, na Bahia, o atual presidente da Câmara Municipal foi eleito pela primeira vez vereador de João Pessoa em 1996 e de lá para cá atuou na imprensa paraibana e em cargos diretivos e nas áreas da educação.

“O título de cidadão paraibano é concedido às diversas personalidades que por sua vez tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado e na promoção do bem estar do povo paraibano. o homenageado faz jus a esta honraria, tendo em vista o seu grau de contribuição, realizando um trabalho louvável na Câmara Municipal, vereador Marcos Vinícius”, destacou os autores, na justificativa ao projeto.

Janeth

Já a jogadora de basquete Janeth será agraciada com o título de cidadania fruto de uma propositura do deputado Raoni Mendes (DEM). Idealizadora do Instituo Janeth Arcain já atendeu mais de 12 mil educandos, com o objetivo de ampliar seu atendimento e democratizar o esporte de qualidade.

“Janeth escolheu João Pessoa para trazer o Instituto, onde atende semanalmente 100 crianças na prática do basquetebol. “De lá para cá os resultados foram aparecendo, como 0% de evasão escolar, crianças e jovens com princípios e valores estabelecidos, melhora significativa da autoestima, aumento de 85% das famílias envolvidas nas atividades de esporte e lazer de seus filhos, melhora do rendimento escolar, ressaltando ainda o apontamento nos indicadores de jovens mais conscientes sobre seus deveres e direitos enquanto cidadãos”, afirmou Mendes.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba