cidadania

Cida Ramos visita Parque e Rio Cuiá em João Pessoa e lamenta abandono da prefeitura

O Parque Cuiá é patrimônio do município, é patrimônio do pessoense e do povo paraibano. Essa é uma área ambiental e pode significar agregação, pode se relacionar com a segurança, com o lazer e tem quer ser uma área da cidade de João Pessoa, para ser visitado por todos, uma área que possibilita à nossa juventude, trilhas, atividades esportivas”, destacou Cida.

cida-ramos-1-556x417
A pré-candidata à prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, visitou o Parque Natural Municipal do Cuiá, neste sábado (4), a convite da ONG SOS Rio Cuiá, que promoveu atividades com dezenas de estudantes de escolas públicas e privadas do conjunto Valentina de Figueiredo.

“O Parque Cuiá é patrimônio do município, é patrimônio do pessoense e do povo paraibano. Essa é uma área ambiental e pode significar agregação, pode se relacionar com a segurança, com o lazer e tem quer ser uma área da cidade de João Pessoa, para ser visitado por todos, uma área que possibilita à nossa juventude, trilhas, atividades esportivas”, destacou Cida.

Cida Ramos acrescentou ainda que “na condição de pré-candidata, me comprometo com esse espaço porque entendo que é obrigação do poder público criar, fortalecer e estruturar esses espaços”.  Ressaltou ainda que, se o poder público não faz, a comunidade, através da ONG SOS Rio Cuiá, está fazendo.

“Vocês, com essas atividades, estão dizendo que se o poder público não faz, nós fazemos. Vocês estão exercendo o que de melhor a cidade pode ter que é o exercício da cidadania”.

A deputado Estela Bezerra (PSB) afirmou que a educação ambiental é o único caminho para as gerações futuras, e denunciou:

“Esta área foi desapropriada e é um parque público, deveria estar sendo estruturado e não está por falta e por ausência de administração pública que compreenda a importância do meio ambiente em nossa vida”.

Estela Bezerra criou e preside na Assembleia Legislativa a Frente Parlamenta Ambientalista.

“Nós estamos de mãos dadas com vocês fizemos debate sobre Rio Paraíba, sobre o Rio Gramame e precisamos fazer uma pauta de debate sobre a preservação do Rio Cuiá, que é o segundo maior da cidade, depois do Rio Jaguaribe. Tenho certeza  que a professora Cida com certeza vai se colocar inteiramente quando for prefeita dessa cidade, com a responsabilidade de dar continuidade àquilo que o PSB iniciou”.

Foto: Ascom
O presidente da ONG SOS Rio Cuiá, Alexandre Jorge Pereira, informou que o movimento procura trabalhar a questão do meio ambiente durante todo o ano e essas atividades se intensificam na Semana Mundial do Meio Ambiente, com palestras nas escolas e atividades no Parque Cuiá.

“Nós agradecemos a parceria que temos tido com a Secretaria do Desenvolvimento Humano e agradecemos a presença de Cida Ramos nessa atividade em defesa da preservação e da ocupação educacional do Parque Cuiá”.

O pré-candidato a vereador de João Pessoa, Tibério Limeira, destaca que o Parque Cuiá começou a receber investimentos da prefeitura entre 2011 e 2012, mas que na gestão atual os investimentos foram suspensos.

“Essa área é excelente para o contato com a natureza, para a prática de esportes e a ONG SOS Rio Cuiá, com essas atividades, faz um evento simbólico para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho”.

O aluno Robério Alves, 17 anos, estudante da Escola Estadual  CPDAC, agradeceu pela oportunidade de conhecer um pouco mais o parque e o rio Cuiá e avalia que a área precisa ter melhor infraestrutura. “Dá para melhorar as trilhas, tem alguns buracos e carece de cuidados”.

Os estudantes  Rúbia Galdino e Vinícius Rodrigues, gostaram de participar da corrida no parque realizada pela SOS Rio Cuiá e pediram que mais  eventos dentro de parques sejam realizados também pelo poder público.

“Eu peço que aconteçam mais eventos, precisamos conhecer mais a natureza para entender melhor como defendê-la”, disse Rúbia.

A concluinte do Curso de Educação Física do UNIPÊ, Sheila Grazielle, disse que o incentivo à preservação da natureza faz parte da temática desenvolvimento sustentável, um debate que tem crescido.

“Nosso planeta tem pedido socorro pela emissão de poluentes, então proporcionar esse contato de jovens com  o meio ambiente é muito importante, é um trabalho de conscientização”.

O decreto de criação do Parque Natural Municipal do Cuiá foi assinado em abril de 2011 pelo então prefeito Luciano Agra e fica localizado entre os bairros de Valentina de Figueiredo e Mangabeira.

A comunidade defende que haja trilhas educativas guiadas. O Parque, se tivesse sido estruturado, disporia hoje de áreas para piquenique, pedalinho, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatórios de pássaros, anfiteatro externo, dentre outras benfeitorias.

Fonte: ascom
Créditos: ascom