Escola SuperGeeks

Cartaxo assina termo de parceria e alunos do município ganham bolsa em robótica

Após implantar o ensino da robótica em todas as escolas da Rede Municipal, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta quinta-feira (10), o Termo de Parceria com a Escola SuperGeeks para oferecer bolsas de estudos para que alunos do município aprofundem os conhecimentos em robótica

Após implantar o ensino da robótica em todas as escolas da Rede Municipal, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta quinta-feira (10), o Termo de Parceria com a Escola SuperGeeks para oferecer bolsas de estudos para que alunos do município aprofundem os conhecimentos em robótica, desenvolvam jogos e aplicativos e encontrem soluções para problemas do dia a dia de suas comunidades.

Durante a assinatura do convênio, na Estação das Artes, o prefeito destacou a importância de investir na educação e de apostar no fomento ao conhecimento tecnológico desde os primeiros anos de educação escolar.

“Nós acompanhamos a educação muito de perto e não abrimos mão de oferecer aos alunos das escolas públicas de João Pessoa, as mesmas oportunidades dos alunos da rede privada”, destacou Luciano Cartaxo.

A iniciativa é da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) em parceria com a Escola SuperGeeks de João Pessoa e a Câmara Municipal (CMJP), através de uma articulação do vereador Thiago Lucena. A Escola tem foco na programação em robótica, para ensinar a Ciência da Computação às crianças de maneira lúdica, através do desenvolvimento de jogos e aplicativos.

“Estamos firmando essa parceria como maneira de retribuir para a comunidade de João Pessoa que nos aceitou tão bem. Vamos disponibilizar um curso para 10 alunos da Rede Municipal de Ensino totalmente de graça”, afirmou o diretor da Escola, Marcelo Dick Cainelle.

Ao todo, serão dois anos de cursos na unidade da SuperGeeks, que fica localizada no bairro de Cabo Branco. “Iniciativas como estas são muito importantes porque visam o fomento da tecnologia e da robótica. Acredito que possamos contribuir ainda mais com o avanço da robótica nas escolas da Rede Municipal”, afirmou a secretária municipal de Educação, Edilma da Costa Freire.

Seleção – Foram escolhidas 10 escolas que sempre participam de competições e cada monitor de Informática selecionou um aluno por meio de uma entrevista e uma prova prática. No final do curso os participantes terão que fazer um relatório e desenvolver um aplicativo para solucionar algum problema que seja encontrado no bairro ou na cidade.

O curso – O curso terá duração de dois anos, divididos em quatro módulos. São cursos de 24 horas, sendo uma aula por semana com duração de 1h30. As aulas acontecerão nas segundas-feiras.

O curso regular de programação e robótica capacita crianças a criar seus próprios games (2D e 3D) e a desenvolver aplicativos e sistemas. Com doze fases, de 16 aulas cada, os alunos desenvolvem sua capacidade cognitiva, bem como raciocínio lógico e pensamento computacional sistêmico.

A partir da fase 0, os alunos já dão seus primeiros passos no mundo da programação e da lógica de programação por meio da criação de games e também de aulas de robótica. Nas fases seguintes, os alunos avançam em módulos de Python, Ruby e Javascript, chegando, inclusive a desenvolver games com Unity.

SuperGeeks – A SuperGeeks é uma franquia de São Paulo que se instalou em João Pessoa há pouco mais de um ano. Hoje são cerca de 50 unidades no País. Ao final de cada fase será entregue um certificado.

Fonte: Mais Pb