'Calado até agora, Ricardo vai chegar rasgando sobre TCM' - Por Laerte Cerqueira

Debate tomou conta da Assembleia durante toda a semana

semob_faixa_exclusiva_-3A expectativa é grande para saber quais são as primeiras ações, intervenções e projetos do novo superintendente da Semob. A nomeação do ex-deputado Carlos Batinga e de sua equipe, há alguns dias, foi bem recebida e, inevitavelmente, veio carregada de cobranças que, por enquanto, estão em banho-maria. Batinga é um político que circula fácil e um técnico reconhecido, mas tem uma tarefa nada fácil. Primeiro, porque não se melhora mobilidade urbana do dia pra noite. Segundo, porque entra numa fase de crise e dinheiro pouco e, terceiro, porque vai ter que enfrentar os vários interesses de quem já está saturado dos problemas de trânsito e transporte, acumulados nas ruas.

Em entrevista ao JPB Primeira Edição, semana passada, apontou caminhos. Um deles é o da conscientização. Como Batinga, aposto que ela é essencial e tem que ser permanente. O superintendente afirmou à repórter Larissa Pereira que serão feitas campanhas educativas para mostrar que viver na cidade é sinônimo de convivência, respeito ao espaço do outro. Uma das ações vai focar o respeito ao ciclista, que deve ter o espaço garantido não só quando há ciclovias e ciclofaixas, mais em qualquer via. Batinga revelou ainda que há um estudo em andamento para implantar espaços exclusivos para ciclistas na Avenida Beira Rio. O estudo prevê ainda a adoção de faixa exclusiva para ônibus. O espaço expresso para o transporte coletivo também será reservado na Avenida Pedro II, entre o Mercado Central e o Ibama, segundo Batinga. As faixas são um passo inicial para priorizar a rapidez nesse tipo de transporte, até a implantação de um sistema maior: o BRT, com ônibus de maior capacidade e mais rápidos. O projeto do BRT, segundo ele, será licitado no início do ano que vem.

Ações em curto prazo também serão implantadas no sistema de Zona Azul. De acordo com o superintendente, será feita uma nova licitação para gestão dos estacionamentos do Centro, porque há dois anos o sistema está funcionando de forma precária. Uma das novidades deve ser a mudança nas escalas de tempo de permanência nos estacionamentos, a partir da função da rua. Segundo ele, tudo será debatido com os lojistas.

Carros estacionados na calçada, em cima de faixas de pedestres, circulando em faixas de ônibus, parados em vagas de deficientes e idosos. O superintendente acredita numa mudança de comportamento com conscientização. Segundo ele, os agentes são essenciais não só para punir, mas para fazer um trabalho de orientação para que as mudanças ocorram e permaneçam por gerações. Mas um dos pontos mais polêmicos, sem dúvida, será o do controle de velocidade. Batinga quer ampliá-lo, com alegação de que é preciso diminuir o número de acidentes. Vai fazê-lo apresentando pesquisas feitas no mundo inteiro que mostram a importância da limitação. O superintendente já adiantou, no entanto, que o controle de velocidade deve ser padronizado. Corre o risco de ser acusado de ampliar o que chamam de “indústria da multa”.

Para os mais afoitos, Batinga deixou um recado: não fará, num curto prazo, grandes intervenções. Quer ordenar, conscientizar e fiscalizar. Mas, ao mesmo tempo, não vai se eximir de entregar um projeto mais amplo, com um planejamento para o futuro da cidade, com um foco claro: ampliar, melhorar o transporte público de qualidade; conscientizar que veículo grande respeita veículo pequeno; que velocidade de cidade não é de estrada; que é preciso compartilhar; e que quem divide espaço num ônibus pode não ter o conforto do carro particular, por isso precisa de mais prioridade e atenção do poder público. As medidas “sonhadas” por Batinga já são realidade nas cidades mais civilizadas do mundo. Tomara que tenha condições econômicas, políticas e sociais de executar aqui. “Temos que tornar a cidade mais humana. E ela só se tornará mais humana se respeitarmos os espaços do outro”, afirmou.

Homenagem.
A presidente da Associação dos Procuradores da PB, Sanny Japiassú, recebe o título de Cidadã Pessoense e a Medalha Cidade de JP, na próxima quinta-feira, às 19h30, no Porto Pinheiro, no Bessa. A propositura foi do vereador da capital, Fernando Milanez (PMDB).

Homenagem II.
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados, Marcelo Terto, também será homenageado pela Câmara de JP.

Estadual.
A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) propôs na Assembleia Legislativa a transformação do dia 05 de agosto em feriado civil estadual.

Rasgando.
A expectativa esta semana é pela “entrada” do governador RC no debate sobre a criação do TCM. E como sempre acontece, depois de um tempo em silêncio sobre algum assunto, RC deve entrar “rasgando”.

Medalha.
A AL realiza sessão amanhã para a concessão de Medalha Epitácio Pessoa ao ex-deputado estadual, deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro.

Propositura.
A proposta foi do deputado Ricardo Barbosa e será às 15h, no Plenário Deputado José Mariz. Atualmente, Enivaldo é presidente estadual do Partido Progressista.

Depoimentos.
A CPI do Tesoureiro, instaurada na CMCG e presidida pelo vereador João Dantas (PSD), reúne-se amanhã para mais uma maratona de depoimentos. Vai ouvir empresários e servidores públicos.

Jornal da Paraíba