encontro

Buscando aproximação, Temer vai jantar com Maia em Brasília

Maia é o primeiro na linha sucessória e assumirá o cargo de Temer provisoriamente, por 180 dias, se a Câmara admitir o processo contra o peemedebista e o STF aceitar a denúncia.

Para estreitar os laços, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), terá encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), nesta terça-feira (18/7). O jantar está marcado para as 20h30 na residência oficial da Câmara, em Brasília.

O encontro acontece após Temer se reunir com a liderança e dissidentes do PSB para evitar que os aliados migrem para o DEM, partido de Maia e que pode virar oposição ao governo, fortalecendo-se para as eleições 2018.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ao jornal O Globo que a reunião de hoje será amigável, “só beijos e abraços.” Mas o clima de tensão na relação entre Maia e Temer já vem se afunilando há algumas semanas, quando a denúncia de corrupção passiva da Procuradoria-Geral da República contra o presidente começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

Maia é o primeiro na linha sucessória e assumirá o cargo de Temer provisoriamente, por 180 dias, se a Câmara admitir o processo contra o peemedebista e o STF aceitar a denúncia. A votação está prevista para 2 de agosto e são necessários 342 votos para que o processo prossiga.

Reunião com o PSB

Depois de ter recebido o deputado Danilo Forte (PSB-CE) em seu gabinete na segunda-feira (17), Temer se encontrou novamente com ele e outros dissidentes do PSB nesta terça (18). A reunião ocorreu na casa da líder da sigla na Câmara, deputada Teresa Cristina (MS), com um café da manhã que durou 1h30. A bancada tem 37 deputados e cinco senadores.

Esse movimento já havia surgido semana passada, quando deputados e senadores do PSB começaram a agir em bloco, demonstrando o incômodo em permanecer na legenda por estarem votando contra orientação da sigla e a favor do governo. (Com informações da Agência Estado)

Fonte: Metrópoles