transição

Bolsonaro volta a Brasília nesta terça-feira para reuniões com autoridades e equipe de transição

Desde o início do mês, Bolsonaro passa de dois a três dias por semana em Brasília, onde funciona o gabinete de transição.

O presidente eleito Jair Bolsonaro retorna a Brasília nesta terça-feira (27) para se reunir com autoridades, políticos e integrantes da equipe de transição de governo. Ele deixou o condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, às 5h35, em direção à Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador.

Ele embarcou por volta das 7h, e a previsão é de que chegue a Brasília por volta das 8h30.

De acordo com a assessoria, Bolsonaro deve passar o dia no CCBB da capital federal, onde se concentram as atividades de transição de governo. A manhã será dedicada a despachos e reuniões internas e, durante a tarde, ele receberá visitas de autoridades.

A previsão é de que ele retorne para o Rio de Janeiro na quarta (28).

O presidente eleito viaja com o deputado federal Hélio Bolsonaro (PSL), a deputada estadual do Rio Alana Passos (PSL) e os filhos Renan Bolsonaro e o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, também está na comitiva.

Esta é a quarta vez que Bolsonaro viaja à capital desde a vitória nas urnas, em 28 de outubro.

A expectativa é que Bolsonaro defina nos próximos dias os nomes de mais ministros, como aconteceu nas passagens anteriores do presidente eleito pela capital federal.

O presidente eleito já anunciou os nomes de 15 futuros ministros, mas não houve anúncio para algumas pastas, entre as quais Meio Ambiente e Infraestrutura.

Segundo a colunista do G1 Andréia Sadi, o presidente avalia nomear o general do Exército Joaquim Brandão para o Ministério da Infraestrutura.

Agenda

Desde o início do mês, Bolsonaro passa de dois a três dias por semana em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. A equipe de Bolsonaro trabalha em uma ala do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em Brasília, o presidente eleito já se reuniu com o presidente Michel Temer, presidentes de tribunais superiores, comandantes das Forças Armadas, embaixadores e parlamentares.

A agenda divulgada pela assessoria do governo de transição prevê os seguintes compromissos para esta terça-feira.

  • 8h30: aterrissagem na base aérea de Brasília
  • 10h: despachos internos no CCBB
  • 14h: atendimento a autoridades no CCBB

Volta ao Rio

Após a passagem por Brasília, Bolsonaro receberá na quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, a visita do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton. A gestão do futuro presidente quer se aproximar do governo de Donald Trump nos EUA.

Conforme a assessoria, Bolsonaro ainda deve participar na quinta de uma formatura da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) do Exército.

Bolsonaro concluiu o curso da escola em 1987, um ano antes de se eleger vereador na cidade do Rio de Janeiro. À época, por ingressar na política, ele passou à reserva do Exército no posto de capitão.

Bolsonaro também tem previsão de ir na sexta (30) a Guaratinguetá (SP) para uma visita à Escola de Especialistas da Aeronáutica. Ele ainda deverá passar por Aparecida (SP) e Resende (RJ), onde, no sábado (1º), visitará a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Fonte: G1
Créditos: G1