aumento de 16% nos gastos

Bolsonaro tenta explicar gastos com cartão, mas se equivoca na base de comparação

"Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação à média dos últimos quatro anos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tentou explicar em uma transmissão ao vivo no Facebook feita ontem a reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” que revelou aumento de 16% nos gastos com cartões corporativos da Presidência da República. No vídeo, Bolsonaro diz que a matéria compara janeiro de 2019 com janeiro de 2018, e atribui a alta dos gastos com cartões às despesas com sua posse.

A reportagem, no entanto, fez o comparativo com a média dos últimos quatro anos, e considerou, ainda, a inflação do período.

“Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação à média dos últimos quatro anos, já considerada a inflação no período. Apesar de ter seu fim defendido durante a transição, a nova gestão não só manteve o uso dos cartões como foi responsável por uma fatura de R$ 1,1 milhão”, diz trecho inicial da matéria.

Fonte: Uol
Créditos: Uol