"o sistema mantém o país atrasado"

Barroso defende reforma política e diz que é preciso baratear eleições

Ministro do STF participou do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba, nesta sexta-feira (15), e destacou que alto custo de campanhas gera vários problemas, especialmente a corrupção

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre a necessidade de uma reforma política no país citando três pontos fundamentais: facilitar a governabilidade, aumentar a representatividade para que o eleitor e o político eleito se identifiquem melhor e baratear os custos das eleições.

Ele esteve em esteve em Curitiba nesta sexta-feira (15) para participar do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.
Segundo Barroso, o alto custo das campanhas gera vários problemas, especialmente a corrupção.

“Há um problema mais grave que está associado ao financiamento eleitoral e há um universo de corrupção associado ao financiamento eleitoral no Brasil. Eu considero que a diferença entre o que custa e o que se arrecada é um dos problemas da corrupção no financiamento eleitoral no Brasil. A corrupção é um problema aritmético. A conta não fecha. E, pra fechar, é preciso dinheiro de diferentes lugares”, afirmou.

O ministro também disse que o sistema político brasileiro mantém o país atrasado.

“Nós precisamos enfrentar esse sistema [político] que nos mantem atrasados e nos mantem um país de renda média, nos mantem um país frequentemente refém dos piores. Acho que o problema está no sistema eleitoral e no sistema partidário, e não nas pessoas”, criticou.

Fonte: G1
Créditos: G1