após denúncias

‘BARATAS E FURO NO TETO': CRM realiza fiscalização no Trauminha de Mangabeira; Prefeitura de João Pessoa fala de investimentos

O chefe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM), João Alberto, realizou vistoria no Hospital Ortotrauma, em Mangabeira, na manhã desta terça-feira, 12, após denúncias de pacientes que relatam más condições de higiene e maus tratos.

Em entrevista a Rádio Tabajara, João Alberto disse que “nós encontramos enfermarias com baratas, enfermarias com lençóis que eram trazidos das residências porque o hospital não tinha, informações variadas passadas por pacientes que não caracteriza o atendimento adequado aos pacientes”.

“Nós estamos emitindo um relatório ainda, mas no momento da fiscalização encontramos algumas situações que precisam ser vistas com mais cautela, as condições de higiene nas enfermarias e a longa espera dos pacientes ali internados há vários dias esperando procedimento cirúrgico”, disse João Alberto.

Além disso, ele disse que os pacientes “correm risco de vida; mas temos que considerar um fato, vale a pena fecharmos o hospital? E o povo como fica? O furo no teto do Centro cirúrgico me chamou a atenção pelo risco, mas não podemos ser intempestivos para não prejudicar as pessoas que queremos defender”.

Questionado sobre as medidas que podem ser tomadas, o chefe de fiscalização do CRM disse que o relatório será passado para o Conselho e ai vão decidir quais as medidas a serem tomadas.

Ele finalizou dizendo que “não é o primeiro relatório que nós questionamos, não podemos fechar um hospital como este, mas encontramos o centro cirúrgico com graves riscos para quem for operado nele, como furos no teto, que permite, inclusive que caia poeira em cima dos pacientes que estiverem sendo operados”, finalizou.

Os Conselhos Regionais de Enfermagem e Fisioterapia também participaram da fiscalização.

O outro lado

O secretário de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Josival Pereira, afirmou na tarde desta terça-feira, 12, que todas as recomendações feitas pelo Conselho Regional de medicina serão atendidas.

“Todos os pedidos de esclarecimentos serão respondidos, a Prefeitura vai explicar todos os pontos, por exemplo, há pacientes que estavam há mais tempo porque a alta depende dos médicos”, disse em contato com o Polêmica Paraíba.

Questionado sobre insetos e problemas estruturais na unidade hospitalar, o secretário afirmou que “a Prefeitura tem trabalhado permanentemente nas melhorias do Trauminha, recentemente houve obras de recuperação na unidade e o grande problema do Trauminha é a procura”.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba