Denúncias

Bancada do PT apresenta duas denúncias contra Carlos Marun

A bancada do PT na Câmara dos Deputados entrou com duas representações nesta quinta-feira contra o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, pelas declarações de que ele "espera que os governadores apoiem a reforma da Previdência como uma 'reciprocidade' pela liberação de verbas e financiamentos pelo governo federal".

A bancada do PT na Câmara dos Deputados entrou com duas representações nesta quinta-feira contra o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, pelas declarações de que ele “espera que os governadores apoiem a reforma da Previdência como uma ‘reciprocidade’ pela liberação de verbas e financiamentos pelo governo federal”. As ações são no Banco Central (BC) e uma representação criminal na Procuradoria Geral da República (PGR).

Na ação, assinada pelo atual líder da bancada, Carlos Zarattini (SP), e pelo seu sucessor, Paulo Pimenta (RS), a bancada questiona os critérios para liberação de verbas pelo governo para os Estados. “O ministro representado, que deveria zelar pela estrita observância da Constituição Federal, opta por declarar abertamente que o governo é capaz até de chantagear governadores em troca de apoio político para a reforma da Previdência”, afirma a ação.

O PT pede à PGR a abertura de procedimentos civis e administrativos contra Marun “e que sejam adotadas as medidas jurídicas para impedir, de forma preventiva, a utilização dos bancos públicos para finalidades diversas das suas missões institucionais”.

Na representação ao BC, o partido defende que o órgão também tome medidas para impedir o uso político dos bancos públicos. “A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) são bancos públicos, não podem se prestar a negociatas espúrias nem se submeter à ‘política de governo'”, afirmam os petistas.

Fonte: Valor Econômico
Créditos: Rapahel Di Cunto