em brasília

Ato de índios por demarcação de terras reúne 2,5 mil pessoas

Cerca de 2,5 mil indígenas, segundo organizadores, protestaram em frente ao prédio da AGU. Grupo está acampado na capital desde domingo

Um ato pacífico, com música e dança, em frente à sede da Advocacia-geral da União (AGU), em Brasília, indígenas cobram a demarcação de terras pelo governo federal. O grupo chegou ao local no início da tarde desta quarta-feira (25) e, até as 18h, não tinha previsão de saída. O G1 tenta contato com a AGU.

Os índios estão em Brasília desde o último domingo (22). Eles participam do Acampamento Terra Livre (ATL), encontro anual que reivindica mais direitos aos povos tradicionais. Segundo os organizadores, cerca de 2,5 mil pessoas participam do ato em frente ao prédio da AGU. A Polícia Militar confirma o número.

Para uma das lideranças, Alessandra Munduruku, o objetivo é pedir que a AGU “revogue o parecer 001/2017”, que estabelece, entre outros pontos, critérios temporais para demarcação de terras indígenas.

“O governo só cria leis e cada vez mais decretos que representam o genocídio de nosso povo.”

Segundo o critério do “marco temporal”, só teriam direito de reivindicar as terras os povos que as estivessem ocupando até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da atual Constituição. Assim, aqueles índios que estavam expulsos dessas áreas à época ficariam impedidos de voltar para os territórios.

Até a última atualização desta reportagem, a PM não tinha registro de danos ao patrimônio nem impacto no trânsito. Não há previsão de quando os manifestantes devem deixar o local. Os indígenas permanecem acampados em Brasília até sexta-feira (27).

Fonte: G1
Créditos: G1