INCONFORMADOS

Assessores de Dilma falam em levar derrota em votação do impeachment ao Supremo

dilma cabeça baixa

Confirmada a derrota do governo, a equipe de Dilma Rousseff avaliou que a presidenta “colheu o que plantou” na sua relação com a base aliada, mas disse que a petista pretende ir até o fim do julgamento no Senado e deve recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar o mérito do pedido de impeachment.

Assessores de Dilma classificaram a votação deste domingo (17) como totalmente política, e não técnica, um ato de vingança de deputados governistas que nunca se consideraram representados na gestão da petista. Para estes, Dilma demorou muito para perceber que não bastava se considerar honesta para vencer a votação.

O reconhecimento da derrota por parte da equipe de Dilma só ocorreu em meio à votação da Câmara, mas já havia uma avaliação durante o dia de que a situação era ruim. O ex-presidente Lula, que havia ido para São Paulo no sábado (16), voltou às pressas para Brasília no domingo depois de ser informado que Temer recuperava votos. Na biblioteca do Palácio da Alvorada, Dilma montou um núcleo de acompanhamento do dia com Lula, Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), além do assessor especial Giles Azevedo.

O grupo assistiu junto à votação da Câmara. Enquanto os deputados votavam, o ex-presidente passou boa parte do tempo calado e sentado, com aspecto tenso. Já a presidenta estava mais agitada, andando e falando. Na hora do voto do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AM), contrário à petista, Lula resumiu a frustação: “Decepção”. Nascimento foi um dos alvos da “faxina” ministerial do primeiro mandato da petista.

Depois da votação, a ordem do ex-presidente Lula é mobilizar o PT e a base social do partido para o cenário pós-impeachment. Ele afirmou que, caso o Senado aprove o processo, o PT não vai colaborar “de nenhuma maneira” com o eventual governo do vice-presidente Michel Temer. O diretório do PT deve discutir na terça-feira (19) que Dilma envie ao Congresso proposta de redução de seu próprio mandato e de convocação de eleições presidenciais ainda neste ano, junto das eleições municipais no País.

A ideia é que a presidenta anuncie que abre mão de dois anos de mandato mesmo que chegue a ser inocentada de crimes de responsabilidade pelo Senado, que julgará se a petista é ou não inocente, consumando ou não o impeachment.

Fonte: O Sul
Créditos: O Sul