Bastidores

ARTICULADORES, CONCILIADORES OU INDEPENDENTES: deputados avaliam nomes cotados para assumir Presidência da ALPB

Já são cotados para ocupar a presidência os seguintes nomes: Adriano Galdino (PSB), Buba Germano (PSB), Bosco Carneiro (PPS), Cida Ramos, Branco Mendes (Podemos), Ricardo Barbosa (PSB),  Jeová Campos (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Genival Matias (Avante), Tião Gomes (Avante).

Passados apenas três dias do primeiro turno das eleições, outra disputa já está formada entre os deputados estaduais eleitos: pelo menos dez nomes já são cotados entre os parlamentares para ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba. As conversas entre os parlamentares já estão intensas, e cada pretendente ao cargo tem uma característica vendável para angariar os votos dos colegas.

Já são cotados para ocupar a presidência os nomes de Adriano Galdino (PSB), Buba Germano (PSB), Bosco Carneiro (PPS), Cida Ramos, Branco Mendes (Podemos), Ricardo Barbosa (PSB),  Jeová Campos (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Genival Matias (Avante) e Tião Gomes (Avante). Nem todos confirmaram a candidatura publicamente.

O deputado Branco Mendes disse que é candidato ‘dentro de um diálogo com os demais parlamentares, dentro de um trabalho que será travado até janeiro’, explicou. Ele afirmou ainda que quer ser presidente por causa experiência que possui. ‘Alguns deputados já estão bem satisfeitos com as ideias que quero implementar aqui na Casa’, revelou.

Outro que já se pronunciou foi Tão Gomes. À imprensa, ele disse que a candidatura dele foi lançada pelo Avante, partido do qual é filiado. ‘Estou aqui há 28 anos, então nada mais justo do que eu ser coroado pelo meu trabalho pela Assembleia. Nunca envergonhei essa casa e sou uma pessoa comprometida com a Paraíba’, defendeu. O parlamentar disse ainda que deseja ocupar o cargo de presidente da ALPB antes de encerrar a carreira política.

“Eu acho que é um sonho, pretensão, de todos que aqui chegam poder ascender a condição de presidente desse Poder”, confessou o deputado Ricardo Barbosa.

Já o deputado Adriano Galdino ressaltou que a chegada dele à Presidência passa pelos aliados do Governo do Estado. “Acho que todos os 36 deputados eleitos sonham em ser presidente. Mas isso é uma construção que não depende de mim. Passa, obviamente, não só pelo governador Ricardo, como também pelo governador eleito, os deputados da base do governo e dos demais deputados da casa”, frisou.

Bastidores

Entre os deputados, a escolha do novo presidente passa pelas características de cada nome colocado na disputa.

São vistos como conciliadores pelos parlamentares os deputados Buba Germano, Bosco Carneiro, Cida Ramos e Genival Matias. Ricardo Barbosa, Branco Mendes, Tião Gomes e Hervázio Bezerra são tidos como candidatos mais independentes em relação aos demais, enquanto o deputado Adriano Galdino (PSB) é observado entre os deputados como “um candidato cumpridor de acordos”. O deputado Jeová Campos é conhecido pelo bom relacionamento com os demais colegas da ALPB, além de ter a simpatia do governador Ricardo Coutinho.

O futuro presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai comandar a casa de Epitácio Pessoa pelos próximos dois anos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba