contas de môfi

APOSENTADO, AUTÔNOMO E MESADA: Môfi diz que 'desempregados' que doaram dinheiro na sua campanha são familiares sem renda fixa

O candidato a deputado federal deve prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal. Mofi obteve 33.049 votos, cerca de 1,66% dos votos válidos da Paraíba, nas Eleições 2018, mas não foi eleito.

O radialista Emerson Machado, mais conhecido como Mofi, que foi candidato ao cargo de deputado federal da Paraíba nas Eleições 2018, está sendo alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) por suposta fraude na campanha eleitoral. Segundo publicação no Diário Eletrônico do MPF desta quinta-feira (6), ele teria usado doadores de campanha desempregados.

As irregularidades foram constatadas após análise no Sistema de Investigação de Contas Eleitorais, que apontou as contas do candidato pelo Avante no módulo “conta suja”. Conforme o procedimento preparatório, assinado pelo procurador Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto, foram identificadas doações de campanha de duas pessoas que constam como desempregadas, indicando falta de capacidade econômica.

Além do primeiro problema, as contas de campanha de Emerson Machado indicaram um pagamento eleitoral realizado por uma pessoa com relação de parentesco com o candidato, revelando indícios de suspeita de desvio de recursos.

Mofi

O candidato a deputado eleitoral Mofi explicou ao G1 que as pessoas que constam na lista do Caged como desempregadas e que fizeram doações de campanha são seu irmão, que trabalha como profissional autônomo, e sua mãe, que é funcionária pública aposentada e pensionista. A terceira doação indicada como suspeita foi feita por uma amiga que recebe mesadas do pai, de acordo om radialista.

“Minha mãe fez uma doação de R$ 1 mil e meu irmão, que é autônomo, trabalha como pintor, doou algo em torno de 360. A Maria Eduarda que também costa nessa publicação do Ministério Público recebe mesada do pai e fez uma doação na boca do caixa”, explicou.

O candidato a deputado federal deve prestar esclarecimentos ao Ministério Público Federal. Mofi obteve 33.049 votos, cerca de 1,66% dos votos válidos da Paraíba, nas Eleições 2018, mas não foi eleito.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba