vazamento

Anísio Maia pede providências sobre acidente em rio de JP

Ministério Público Federal deu início às investigações e solicitou perícia à Polícia Federal e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Nesta sexta-feira (16), o deputado estadual Anísio Maia (PT), por meio de ofícios, solicitou providências a Cagepa e Sudema sobre acidente ambiental no rio Gramame provocado pelo derramamento 40 mil litros de soda caustica. “É algo gravíssimo e que requer medidas urgentes. Por isso, antes de tudo, queremos ouvir dos órgãos competentes as informações oficiais e quais providências emergenciais estão sendo tomadas. Temos que agir imediatamente para salvar nosso rio”, disse.

O rio Gramame é determinante para o abastecimento de toda a Grande João Pessoa. Em seus 54,3 km de extensão, desde sua nascente no município de Pedras de Fogo até o desaguamento no Oceano Atlântico, já vem sofrendo com um intenso desmatamento e assoreamento em toda sua bacia. O Ministério Público Federal deu início às investigações e solicitou perícia à Polícia Federal e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

“Este acidente é um verdadeiro desastre. Atinge a foz, os manguezais, praias e estuário, impactando de forma perversa não apenas a natureza, mas também a população. Já temos também diversas denuncias de empresas despejando seus dejetos no rio. Este é o momento de tomarmos medidas definitivas para preservação e proteção não apenas do rio Gramame, mas, de todos os nossos rios”, concluiu o parlamentar.

Fonte: PB Agora
Créditos: PB Agora