articulação

Aliados de Durval já torcem por nome alternativo caso não haja acordo com Marcos Vinícius

Eleição para a Câmara vai acontecer no dia 1º de janeiro

durval ferreiraOs aliados do presidente da Câmara de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), têm torcido para que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) lance um nome alternativo caso não haja acordo entre o atual mandatário, candidato à reeleição, e o favorito para a disputa, o vereador Marcos Vinícius (PSDB). Alguns destes parlamentares apontam o aval do pessedista, apesar de Cartaxo não demonstrar disposição para comprar esta briga. Nos bastidores, fala-se até na busca por uma saída honrosa para Ferreira.

A lógica dos aliados de Durval é que com a bancada majoritariamente governista na Casa, o prefeito não teria grandes dificuldades para fazer o novo presidente do Legislativo, apesar do histórico em contrário. Os nomes cotados para a missão seriam os de Luiz Flávio (PSDB), Pedro Coutinho (PHS), João Almeida (SD), Dinho (PMN) e Bosquinho (PSC). O argumento deles é que estes nomes não enfrentariam resistência de Raíssa Lacerda (PSD), Eliza Virgínia (PSDB), João Corujinha (PSDC) e do próprio Marcos Vinícius (PSDB).

A lógica é a de que os 16 vereadores da base aliada do prefeito seriam suficientes para vencer as eleições. Atualmente, tanto Marcos Vinícius quanto Durval Ferreira têm que buscar na oposição o complemento para vencer o pleito. Ao todo, são 27 vereadores e quem conseguir a confiança de 14 sai vitorioso. O tucano tem o compromisso de 16 parlamentares, enquanto que o pepista diz ter 14 e três outros se dizem indecisos – uma conta que não fecha, já que soma 33 votos.

O prefeito Luciano Cartaxo disse que tentará um acordo entre os aliados até o dia 15 deste mês, quando acontece a diplomação. Tende a referendar a maioria conquistada por Marcos Vinícius, mas quer sugerir mudanças na chapa montada pelo tucano para o primeiro biênio. A eleição para a escolha do novo presidente acontece no dia 1º de janeiro.

Fonte: Jornal da Paraíba