dois empregos

Além de chefe da Casa Civil, Padilha é nomeado ministro interino do Trabalho

Chefe da Casa Civil acumulará as duas funções. Eliseu Padilha assume a pasta após Helton Yomura, alvo de operação da Polícia Federal, pedir demissão do cargo

O “Diário Oficial da União” publicou em edição extra nesta quinta-feira (5) a nomeação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB-RS), como ministro interino do Trabalho.

O colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti já havia informado que o presidente Michel Temer tinha escolhido Padilha para a função.

Um dos principais conselheiros de Temer, Eliseu Padilha acumulará as funções de chefe da Casa Civil e do Ministério do Trabalho.

Ele assume a pasta após Helton Yomura, alvo de uma operação da Polícia Federal, pedir demissão do cargo (leia detalhes mais abaixo).

A nomeação de Padilha é assinada por Michel Temer e pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Operação da PF

Helton Yomura foi alvo da 3ª fase da Operação Registro Espúrio, que apura irregularidades na concessão de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho.

A operação investiga a atuação de uma suposta organização criminosa integrada por políticos e servidores da pasta que teria atuado para fraudar os registros.
Ex-diretor do ministério pediu ‘faz-me rir’, diz investigado

Antes de pedir demissão, Yomura foi afastado do cargo por determinação do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Versão do ex-ministro

Em nota, a defesa de Yomura afirmou que ele não cometeu nenhum ato ilícito e que “nega veementemente qualquer imputação de crime ou irregularidade”.

Na carta de demissão enviada ao presidente Michel Temer, à qual o G1teve acesso, Yomura afirmou:

“Estou ciente de que jamais pratiquei ou compactuei com qualquer ilicitude ou irregularidade nos cargos que ocupei no Ministério do Trabalho”.
Nota do Planalto

Leia abaixo a íntegra da nota na qual a Presidência comunicou a demissão de Yomura:

Nota à Imprensa

O presidente Michel Temer recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Trabalho, Helton Yomura. O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República
Carta de demissão

Veja abaixo a carta de demissão de Yomura:

Carta de demissão do Ministério do Trabalho enviada por Helton Yomura ao presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Créditos: G1