pesquisa

55% dos brasileiros acham que a posse de armas deve ser proibida, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27) foi feita em 24 e 25 de outubro e ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios sobre temas como homossexualidade, posse de armas e os salários de negros e mulheres

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na tarde deste sábado (27) aponta que a maioria dos brasileiros acredita que a posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas.

A pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios entre os dias 24 e 25 de outubro. Ela também ouviu a opinião dos eleitores sobre a homossexualidade e se eles concordam ou discordam que negros e mulheres ganham menos do que brancos e homens no mercado de trabalho por causa de sua cor/raça ou gênero.
Posse de armas

O Datafolha perguntou aos eleitores com qual das duas frases eles concordam mais: “Possuir uma arma legalizada deveria ser um direito do cidadão para se defender” ou “A posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas”.

O resultado foi:
A posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas: 55%
Possuir uma arma legalizada deveria ser um direito do cidadão para se defender: 41%
Não sabe: 4%

Histórico

A mesma pergunta já havia sido feita em outras quatro ocasiões nos últimos cinco anos. Na pesquisa mais recente, a porcentagem de eleitores que dizem achar que a posse de armas deveria ser proibida voltou ao patamar mais baixo do período histórico, registrado em junho de 2017.
Veja a evolução das respostas:

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 9.173 eleitores em 341 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 24 e 25 de outubro
Registro no TSE: BR-05743/2018
Nível de confiança: 95%
Contratantes da pesquisa: TV Globo e “Folha de S.Paulo”

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Fonte: G1
Créditos: G1