nova gestão

380 toneladas de lixo são retirados no Conde

A iniciativa já reduziu, aproxidamente, 40% do acúmulo de resíduos sólidos espalhados pela cidade

marcia-lucena2A gestão da prefeita Márcia Lucena, do município de Conde, em parceria com o Governo do Estado conseguiu nos três primeiros dias de trabalho coletar 380 toneladas de lixo que estava acumulado há meses devido ao descaso da gestão anterior. Este é o primeiro resultado do projeto Onda Limpa da Secretaria do Meio Ambiente realizado em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba. A iniciativa já reduziu, aproxidamente, 40% do acúmulo de resíduos sólidos espalhados pela cidade.

A parceria entre Estado e Município foi necessária nesses primeiros dias de gestão pois a cidade vivia um estado de calamidade pública e exposta a riscos de saúde. Porém, o serviço de limpeza urbana foi regularizado desde a última quinta-feira (5) pela Prefeitura do Conde. De acordo com a prefeita Márcia Lucena, mais do que cumprir promessa de campanha, a gestão pretende devolver dignidade, segurança e qualidade de vida para a população.

“Restabelecer a coleta regular do lixo é um passo importante para a gestão tanto no sentido de concretizar um compromisso de campanha, de viabilizar a recuperação dos espaços urbanos que comprometiam a qualidade do meio ambiente, quanto principalmente o de garantir melhores condições sanitárias indispensáveis a um projeto de valorização da saúde das pessoas, principalmente das crianças. O reconhecimento pela população já no início do trabalho nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, declarou.

E a população já começa a sentir o ritmo intenso de trabalho da nova gestão municipal. Frequentador assíduo do Conde, Germano Romero se disse surpreendido com uma cena que deveria ser corriqueira em qualquer cidade: garis varrendo ruas.

“Estou besta, literalmente. Vimos uma coisa, hoje cedo, que em nossos mais de 40 anos de convivência com as praias e bairros do Litoral Sul, nunca havíamos visto: varredores de rua. Não é somente a coleta de lixo que voltou a funcionar. O município do Conde agora está varrendo as ruas”, afirmou.

O chefe da divisão de Conservação e Manutenção Rodoviária do DER, Romero Cavalcanti, participante do projeto Onda Limpa, explicou que todo o lixo retirado das ruas do Conde estão sendo descarregados no Aterro Sanitário Metropolitano, respeitando todas as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Como a cidade estava em estado de emergência, a previsão é de que a operação dure mais duas semanas.

“A saúde pública é um patrimônio público. Todos os Entes Federativos são responsáveis pelo bem estar da população. O Conde estava em uma situação de extrema vunerabilidade e o Governo, tanto de Estado, quando de Prefeitura, tem que cuidar do povo. É muito louvável essa parceria. O DER está fazendo a sua parte nessa urgência. Assim que estiver tudo normalizado, a gestão vai poder cuidar do povo da forma que ela merece”, disse.

Fonte: WSCOM com Assessoria