288 urnas falharam por inadequação dos equipamentos ao sistema biométrico

Incompatibilidade de software aconteceu porque as urnas eletrônicas de 2008 não estavam preparadas para nova tecnologia

URNA ELETRÔNICA

Toda a segurança e planejamento para as eleições 2014 não impediram que algumas urnas eletrônicas apresentassem problemas. Em alguns locais, a votação não foi iniciada no horário previsto, o que provocou revolta nos eleitores que chegaram cedo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instalou urnas nas 9.523 seções. Ao todo, foram disponibilizadas 11.317 urnas para todo o Estado. 288 equipamentos apresentaram problemas, em todo o Estado.

Segundo Patrícia Lemos, secretária de Tecnologia da Informação do TRE-PB, a incompatibilidade de software aconteceu porque as urnas eletrônicas de 2008 não estavam preparadas para reconhecer os equipamentos de leitura biométrica.

Os eleitores reclamaram também da demora para substituir os equipamentos. No Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (Cpdac), no bairro Valentina Figueiredo, a urna quebrou quando a votação iria ser iniciada, na 300ª seção eleitoral, e nenhum eleitor votou até que o equipamento foi substituído às 8h51. “Deveriam ser mais ágeis na hora de trocar”, reclamou a aposentada Antônia Maria do Nascimento. “É preciso testar antes para evitar que o eleitor seja prejudicado”, disse o funcionário público Francisco de Assis Neto.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego, no bairro Cristo Redentor, quatro urnas quebraram logo no início da votação de ontem.

Faz parte

Na 102ª seção, a urna quebrou às 8h e, às 9h30, ainda não havia sido substituída. “Estou aqui desde as 8h, mas vou esperar. Tudo isso faz parte do processo democrático”, observou o aposentado Walter Marques Veloso. Apenas na 100ª seção, votam 415 eleitores. “É lamentável chegar às 8h e duas horas depois não ter conseguido votar. A primeira urna da 100ª seção não funcionou e a segunda também quebrou”, relatou a enfermeira Lurdemari Moraes.

Configuração

No Athenas Colégio e Curso e na Escola Estadual Dona Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, tiveram juntos três urnas que não funcionaram. Até as 9h15 de ontem, os técnicos não tinham resolvido o problema. Na Escola Estadual Enéas Carvalho, em Santa Rita, uma urna também não funcionou, pois os equipamentos estavam com horário e datas diferentes do pleito eleitoral. O problema foi solucionado em menos de 1 hora.

Cabedelo

Em Cabedelo, cidade da Região Metropolitana de João Pessoa, na seção eleitoral localizada na Secretaria de Educação do município, segundo a fiscal convocada pelo TRE, Danielle Tanouss, na manhã de ontem, duas urnas apresentaram defeitos e foram substituídas horas depois.

“Por causa do defeito nas urnas, no início da manhã teve um pouco de fila, mas nada muito significativo. Com pouco tempo o TRE fez as substituições”, relatou.

Correio da Paraíba