gestão municipal

100 DIAS DE VICTOR HUGO: Ações de Infraestrutura, valorização das categorias, incentivo à cultura e aquecimento do comércio em Cabedelo

Uma das áreas que mais receberam investimentos, e que mais precisavam de atenção do poder público, foi a infraestrutura

 

Cabedelo pode dizer que respira novos ares. Em 100 dias, a cidade recebeu investimentos em todos os setores e as mudanças e melhorias podem ser vistas em cada bairro. Esse é o balanço que o prefeito Vitor Hugo faz ao longo de pouco mais de três meses à frente da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC).

Nesse tempo, foram vários os benefícios aos moradores e servidores municipais: reajuste salarial, reformas de Hospital, inauguração de Praças, calçamento de ruas, entrega de uniformes escolares e incentivo à vinda de grandes empresas para a cidade.

“São 100 dias e muita coisa a se comemorar, mas a se fazer também. Estamos devolvendo ao povo uma Cabedelo digna, limpa, estruturada, desenvolvida, como ele merece. Uma Cabedelo que nos dá orgulho. O caminho é longo, mas os primeiros passos foram dados, e de forma correta, responsável e transparente. Temos muito orgulho desses 100 dias”, destaca Vitor Hugo.

Resumo das ações – As ações e intervenções realizadas pela Prefeitura ao longo desse 100 dias passam por todos os setores, desde educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e cultura.

Uma das primeiras medidas de Vitor Hugo foi a redução da exorbitante folha de pessoal – que gerou uma economia de quase R$ 2 milhões mensais aos cofres públicos. Com a medida, conseguiu investir no calçamento e na recuperação de diversas ruas pela cidade. Além disso, honrou com o compromisso assumido em pagar o 1/3 de férias ao servidor municipal, que há três anos estava em atraso, e em extinguir os cargos com supersalários de R$ 10 mil, moralizando a administração pública.

Na Educação, os professores municipais receberam um reajuste histórico na sua luta por melhores condições de trabalho: 15% ao longo desse ano. Além disso, os estudantes da rede municipal, enfim, receberam o tão sonhado fardamento, que há 5 anos não era entregue. Na parte estrutural, foram anunciadas as reformas do Centro Integrado de Educação Infantil e da Escola Maria das Graças, além do regime integral na Escola Marizelda Lira da Silva.

A Saúde também recebeu importantes investimentos nesse período. Foi inaugurada a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins, beneficiando mais de 6 mil pessoas e anunciada a construção da sede do Centro de Zoonoses, com clínica veterinária. O Hospital Municipal também passou por urgentes reformas para melhor assistir aos pacientes, que, agora, também contam com o uso de tecnologia avançada para agilizar o atendimento nas USFs.

Uma das áreas que mais receberam investimentos, e que mais precisavam de atenção do poder público, foi a infraestrutura. Vitor Hugo moralizou as arrecadações públicas e passou a investir o IPTU no calçamento e na recuperação de dezenas de ruas, por toda a cidade. Além disso, lançou o projeto Pavimenta Cabedelo, que vai drenar e calçar todas as vias que ainda não possuem esse benefício. Sem falar das ruas do entorno do Porto que, enfim, estão sendo recuperadas, uma demanda de mais de 25 anos de moradores e trabalhadores locais.

Ainda na Infraestrutura, foi anunciada a aguardada reurbanização do Poço. A rua principal do Jacaré recebeu iluminação e a orla de Intermares foi toda pavimentada, em uma parceria inédita com o Governo do Estado. Duas praças também foram entregues ao longo desses 100 dias: Venâncio Neiva, no Centro, e João Pereira de Lacerda, em Intermares. O bairro litorâneo ainda vai receber mais duas áreas verdes: as Praças Nelma Figueiredo e Durval Portela de Andrade.

No comércio e na geração de empregos, a Prefeitura recebeu importantes anúncios e investimentos. O primeiro deles foi com o Grupo Marquise. O prefeito Vitor Hugo reuniu-se com representantes e garantiu a viabilidade e o interesse, por parte do município, na construção Pátio Shopping Intermares. As empresas Casas Bahia e LDF também já demonstraram interesse em investir no município, gerando, de forma direta, 200 empregos para os cabedelenses. O Grupo Alliance, uma das maiores construtoras do país, anunciou a construção de três grandes empreendimentos em Cabedelo, e se comprometeu a garantir vagas para os trabalhadores locais.

Na Cultura e Esportes também não foram poucos os investimentos e ações. O primeiro foi a elaboração do Projeto Cultura Viva, que busca valorizar os artistas locais, trazendo-os de volta ao cenário cultural da cidade. Durante o Arraiá do Litoral – São João e São Pedro em Cabedelo, quadrilhas e artistas locais foram priorizados na programação, que levou à Praça Getúlio Vargas e a outros bairros muito forró e cultura. Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, os torcedores tiveram à disposição uma megaestrutura para torcer pela seleção brasileira, com mesas, cadeiras e um supertelão de LED na Getúlio Vargas. Em breve, o local ainda será cenário para o Movimenta Cabedelo, que pretende disponibilizar espaços para a prática de caminhadas e diversos outros esportes ao ar livre, para toda a família.

“Por toda a cidade, é possível ver que estamos trabalhando. Com muita responsabilidade e buscando sempre o desenvolvimento de nossa cidade, vamos construir a Cabedelo que queremos e que o nosso povo merece. Nosso compromisso maior é honrar e respeitar os cabedelenses e cumprir com o nosso compromisso com eles, oferecendo à cidade infraestrutura e investimentos que a façam grandiosa e próspera”, finaliza Vitor Hugo.

Fonte: Secom Cabedelo
Créditos: Secom Cabedelo