Reconciliação

PSDB não rompeu com governo e participação da sigla no Ministério depende de Temer, diz Aloysio Nunes

Tucano comentou declaração de Eliseu Padilha de que o partido não está mais na base do governo

O Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirmou nesta quinta-feira (30) que o PSDB “não rompeu com o governo” e que decisão final sobre participação do partido na Esplanada dos Ministérios cabe ao presidente Michel Temer.

O tucano participou de uma reunião na Executiva do partido, em Brasília. Ao sair, questionado por jornalistas sobre a declaração do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de que o PSDB é considerado fora da base do governo, rebateu dizendo que a legenda não rompeu e que apoia o programa do governo.

“O PSDB não rompeu com o governo. O PSDB apoia o programa do governo. A participação ou do PSDB no governo cabe ao presidente [Michel Temer]”.

A saída do partido na base vem sendo discutida no PSDB desde maio, quando a delação da JBS trouxe denúncias contra o presidente Michel Temer. Formaram-se duas alas entre os tucanos: a dos favoráveis a continuar na base do governo e aqueles que defendem a saída. Dirigentes da sigla disseram que a decisão final vai sair na convenção nacional, no próximo dia 9.

Na única troca até agora da reforma ministerial, Temer substituiu no Ministério das Cidades o ex-ministro e deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) pelo deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO). Outros três ministros do PSDB permanecem no governo: Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Luslinda Valois (Direitos Humanos) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores).

Fonte: G1
Créditos: Por Alessandra Modzeleski